TD DE SOCIOLOGIA 2º ANO
QUESTÃO 01: Nas Ciências Sociais, particularmente na
Ciência Política, definir o Estado sempre foi uma tarefa prioritária. As
tentativas nesta direção fizeram com que vários intelectuais vissem o Estado de
formas diferentes, com naturezas diferentes. Numa palestra intitulada Política
como vocação, Max Weber nos adverte, por exemplo, que o Estado pode ser
entendido como uma relação de homens dominando homens. No trecho da canção d´O
Rappa, Tribunal de Rua, dominação é o que se percebe, também, na relação entre
cidadãos e policiais (braço armado do Estado).
A viatura foi
chegando devagar
E de repente, de
repente resolveu me parar
Um dos caras saiu
de lá de dentro
Já dizendo, aí
compadre, você perdeu
Se eu tiver que
procurar você tá fodido
Acho melhor você ir
deixando esse flagrante comigo [...].
O Rappa. Lado A Lado B. Warner, 1999.
A partir da
perspectiva weberiana, relacionada ao trecho da canção acima, evidencia-se que
a dominação do Estado:
a) é exercida pela
autoridade legal reconhecida, daí caracterizar-se fundamentalmente como
dominação racional legal.
b) é estabelecida por meio da violência
prioritariamente exercida contra grupos e classes excluídos social e
economicamente.
c) ocorre a partir da imposição da razão de
Estado, ainda que contra as vontades dos cidadãos que, normalmente, àquela
resistem.
d) a exemplo da dominação de outras
instituições, opera de forma genérica, exterior e coercitiva.
QUESTÃO 02: Os
sociólogos Karl Marx e Marx Weber se detiveram na análise da modernidade
europeia, embora com métodos diferentes. Assinale como verdadeira a afirmativa
que corresponde às analises de Max Weber sobre a sociedade.
a) A vida moderna estimula a formação de um
indivíduo calculista, racional e impessoal, refletindo a tendência da
exploração dos trabalhadores e da transformação do trabalho em
mercadoria.
b) A dimensão
cultural é fundamental para compreender a modernidade, pois o capital e seu
acúmulo são tidos como um dever moral que deve ser perseguido de forma racional
e disciplinada.
c) A divisão social é um fenômeno da
modernidade e sua função moral é integrar funções diferentes e complementares
que, de outra forma, causariam a perda dos laços comunitários.
d) A ação social, na sociedade moderna, é
motivada apenas por interesses econômicos, porque os meios para produzir estão
concentrados nas mãos de apenas uma classe social.
e) A expansão da produção capitalista teve
como base a separação entre trabalhadores e os meios de produção, assim como a
disseminação da propriedade privada.
QUESTÃO 03: Na
concepção de Weber, a política é uma atividade geral do ser humano. A atividade
política se desenvolve no interior de um território delimitado e a autoridade
política reivindica o direito de domínio, ou seja, o direito de poder usar a
força para se fazer obedecer. Se há obediência às ordens, ocorre uma situação
de dominação.
Sobre os tipos de
dominação, assinale a alternativa correta.
a) A dominação
legal racional é a mais impessoal, pois se baseia na aplicação de regras gerais
aos casos particulares.
b) O patrimonialismo é o tipo mais
característico de dominação legal racional.
c) A forma mais típica de dominação
tradicional é a burocracia.
d) A dominação carismática constitui um tipo
bastante comum de poderio, na medida em que se baseia na crença em qualidades
pessoais corriqueiras.
QUESTÃO 04: Max
Weber, um dos fundadores da Sociologia, tinha amplo conhecimento em muitas
áreas afins a essa ciência, tais como economia, direito e filosofia. Assim, ao
analisar o desenvolvimento do capitalismo moderno, buscou entender a natureza e
as causas da mudança social.
Em sua obra,
existem dois conceitos fundamentais, ou seja,
a) cultura e tipo Ideal.
b) classe e proletariado.
c) anomia e solidariedade.
d) fato social e burocracia.
e) ação social e
racionalidade.
QUESTÃO 05: Há cerca de 2000 anos, os sítios
superficiais e sem cerâmica dos caçadores antigos foram substituídos por
conjuntos que evidenciam uma forte mudança na tecnologia e nos hábitos. Ao
mesmo tempo que aparecem a cerâmica chamada itararé (no Paraná) ou taquara (no
Rio Grande do Sul) e o consumo de vegetais cultivados, encontram-se novas
estruturas de habitações.
André
Prous. O Brasil antes dos brasileiros. A pré-história do nosso país. Rio de Janeiro:
Zahar, 2007. .
O texto associa o desenvolvimento da agricultura com
o da cerâmica entre os habitantes do atual território do Brasil, há 2000 anos.
Isso se deve ao fato de que a agricultura:
a)
favoreceu a ampliação das trocas comerciais com povos andinos, que dominavam as
técnicas de produção de cerâmica e as transmitiram aos povos guarani.
b) possibilitou que os povos que a praticavam se
tornassem sedentários e pudessem armazenar alimentos, criando a necessidade de
fabricação de recipientes para guardá-los.
c)
proliferou, sobretudo, entre os povos dos sambaquis, que conciliaram a produção
de objetos de cerâmica com a utilização de conchas e ossos na elaboração de
armas e ferramentas.
d)
difundiu-se, originalmente, na ilha de Fernando de Noronha, região de caça e
coleta restritas, o que forçava as populações locais a desenvolver o cultivo de
alimentos.
e)
era praticada, prioritariamente, por grupos que viviam nas áreas litorâneas e
que estavam, portanto, mais sujeitos a influências culturais de povos
residentes fora da América.
QUESTÃO 06: Entre os nômades, o trabalho não
tem o mesmo valor que nas sociedades agrárias. Os índios Ianomâmi, da
Amazônia, desenvolvem suas atividades, em média, três horas por dia e não
valorizam o trabalho nem o progresso tecnológico. Os Guaiaqui, caçadores
nômades da floresta paraguaia, passam, pelo menos, metade do dia em completa
ociosidade.
Quanto ao desenvolvimento social, do pensar e do
fazer dos primeiros humanos, é correto afirmar que a:
a)
produção de novas ferramentas de pedra polida foi a transformação mais
importante ocorrida nesse período.
b)
fabricação de ferramentas e a utilização do fogo evidenciam que a sobrevivência
humana não está diretamente relacionada à adaptação cultural do homem.
c) abundância de recursos animais e vegetais
promoveu a sedentarização do homem.
d)
capacidade de conseguir mais alimentos deu ao homem menor controle sobre o meio
ambiente.
e)
troca da caça e da coleta pela agricultura ocorreu de maneira súbita.
QUESTÃO 07: As pinturas rupestres são
evidências materiais do desenvolvimento intelectual dos seres humanos. Embora
tradicionalmente estudadas pela Arqueologia, elas ajudaram a redefinir a
concepção de que a História se inicia com a escrita, pois:
a) funcionam como códices velados de uma comunidade
à espera de decifração.
b)
expressam uma concepção de tempo marcada pela cronologia.
c)
indicam o predomínio da técnica sobre as forças da natureza.
d)
atestam as relações entre registros gráficos e mitos de origem.
e) registram
a supremacia do indivíduo sobre os membros de seu grupo.
QUESTÃO 08: Tradicionalmente, podemos definir
a pré-história como o período anterior ao aparecimento da escrita. Portanto,
esse período é anterior há 4000 a.C, pois foi por volta desta época que os
sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme.
Com base nesse entendimento, qual a alternativa que
apresenta características das atividades do homem na fase paleolítica?
a)
Os homens aprenderam a polir a pedra. A partir de então, conseguiram produzir
instrumentos (lâminas de corte, machados, serras com dentes de pedra mais
eficientes e mais bem acabados.
b)
Os homens descobriram uma forma nova de obter alimentos: a agricultura, que os
obrigou a conservar e cozinhar os cereais.
c)
Semeando a terra, criando gado, produzindo o próprio alimento, os homens não
tinham mais por que mudar constantemente de lugar e tornaram-se
sedentários.
d)
Os homens conheciam uma economia comercial e já praticavam os juros.
e) Os homens ainda não produziam seus alimentos, não
plantavam e nem criavam animais. Em verdade, eles coletavam frutos, grãos e
raízes, pescavam e caçavam animais.
QUESTÃO 09: "À grande transformação
econômica da Idade do Bronze dá-se o nome de Revolução Urbana. Essa revolução
correspondeu à passagem das comunidades agrícolas auto-suficientes para
cidades, com comércio e artesanato especializado. A agricultura continuou como
a principal atividade econômica, mas a economia, antes agrícola e pastoril,
ganhou maior diversidade e complexidade com a multiplicação dos ofícios ou
profissões e com o estabelecimento de um sistema regular de trocas. Assim, por
volta de 3000 a.C., o Egito, a Mesopotâmia e o Vale do Indo já não eram mais um
conjunto de aldeias de agricultores auto-suficientes, mas constituíam Estados,
com uma complexa organização social."
(AQUINO,
R. S. et al. "História das sociedades, das comunidades primitivas às
sociedades medievais". Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1980. p. 77-78.
Adaptado.)
Dos itens a seguir, o único que NÃO pode ser
considerado característica da Revolução Urbana que resultou na formação da
Civilização Mesopotâmica por volta de 3000 a.C. é:
a)
a escrita cuneiforme.
b)
a metalurgia do bronze.
c) o modo-de-produção escravista.
d)
a arquitetura monumental, com destaque para os "zigurates".
e)
o sistema de Cidades-Estados independentes (Ur, Lagash, Nippur, Umma e
outras).
QUESTÃO 10: As relações entre as explicações
míticas e as científicas encontram, na origem da espécie humana, um dos pontos
fundamentais e controvertidos.
Sobre tais explicações, leia as afirmativas.
I.
O livro do Gênesis estabelece, sobretudo para as tradições religiosas
judaico-cristãs, o mito do Éden, no qual viviam Adão, criado por Deus e feito à
sua semelhança, e Eva, criada também por Ele a partir de uma costela de Adão.
Desse casal, descenderiam todos os homens. Os partidários dessa explicação são
chamados de CRIACIONISTAS.
II.
O livro "A Origem das Espécies", de autoria do naturalista inglês do
século XIX, Charles Darwin, estabelece, nas tradições modernas, a consolidação
de uma explicação científica sobre o aparecimento da vida e o surgimento do
'homo sapiens', que seria resultado das mutações genéticas adaptativas de
símios. Essa explicação ficou conhecida como EVOLUCIONISTA.
III.
O conhecimento histórico, baseado nas concepções científicas, demarca o
aparecimento da espécie humana no período Paleolítico ou Idade da Pedra
Lascada, ao que se segue o período Neolítico ou Idade da Pedra Polida e depois
o período da Idade dos Metais, que, reunidos, compõem a chamada
"PRÉ-HISTÓRIA".
Está(ão) correta(s):
a)
apenas I
b)
apenas II
c)
apenas I e II
d)
apenas II e III
e) I, II e III
QUESTÃO 11:
A pintura rupestre mostrada na figura anterior, que
é um patrimônio cultural brasileiro, expressa:
a)
o conflito entre os povos indígenas e os europeus durante o processo de
colonização do Brasil.
b)
a organização social e política de um povo indígena e a hierarquia entre seus
membros.
c) aspectos da vida cotidiana de grupos que viveram
durante a chamada pré-história do Brasil.
d)
os rituais que envolvem sacrifícios de grandes dinossauros atualmente
extintos.
e) a
constante guerra entre diferentes grupos paleoíndios da América durante o
período colonial.
QUESTÃO 12: Pré-História do Brasil compreende
a existência de uma crescente variedade linguística, cultural e étnica, que
acompanhou o crescimento demográfico das primeiras levas constituídas por
poucas pessoas (...) que chegaram à região até alcançar muitos milhões de
habitantes na época da chegada da frota de Cabral. (...) não houve apenas um
processo histórico, mas numerosos, distintos entre si, com múltiplas continuidades
e descontinuidades, tantas quanto as etnias que se formaram constituindo ao
longo dos últimos 30, 40, 50, 60 ou 70 mil longos anos de ocupação humana das
Américas.
(Pedro Paulo Funari e Francisco Silva Noeli.
"Pré-História do Brasil", 2002.)
Considerando o texto, é correto afirmar que:
a) as populações indígenas brasileiras são de origem
histórica diversa e, da perspectiva linguística, étnica e cultural, se
constituíram como sociedades distintas.
b)
uma única leva imigratória humana chegou à América há 70 mil anos e dela
descendem as populações indígenas brasileiras atuais.
c)
a concepção dos autores em relação à Pré-História do Brasil sustenta-se na
ideia da construção de uma experiência evolutiva e linear.
d)
os autores descrevem o processo histórico das populações indígenas brasileiras
como uma trajetória fundada na ideia de crescente progresso cultural.
e)
na época de Cabral, as populações indígenas brasileiras eram numerosas e
estavam em um estágio evolutivo igual ao da Pré-História europeia.
QUESTÃO 13: A denominação "Revolução
Neolítica", cunhada nos anos 60 pelo arqueólogo Gordon Childe, refere-se a
uma série de intensas transformações.
Entre essas mudanças, é correto citar:
a)
a criação do poder político centralizado associado ao domínio do poder
religioso.
b)
o desenvolvimento de conglomerados urbanos baseados no trabalho escravo.
c)
a instituição privada das terras, com o cultivo de cereais e a criação de
animais.
d) o surgimento da divisão natural do trabalho, com
a atribuição de papel produtivo relevante à mulher.
e)
a transição da economia de subsistência para uma economia industrial.
QUESTÃO 14: Texto 1: "Em todo o mundo, a leste e a oeste, as populações
começaram a trocar a dependência às hordas de grandes animais "muitas das
quais em rápido declínio" pela exploração de animais menores e de plantas.
[...] Onde as condições fossem particularmente adequadas [...], as peças do
quebra-cabeça da domesticação se acomodaram e os coletores transformaram-se em
agricultores."
CROSBY,
Alfred W. "Imperialismo ecológico". São Paulo: Companhia das Letras,
1993.
Texto 2: "Os
historiadores acostumaram-se a separar a coleta e a agricultura como se fossem
duas etapas da evolução humana bastante diferentes e a supor que a passagem de
uma à outra tivesse sido uma mudança repentina e revolucionária. Hoje, contudo,
admite-se que essa transição aconteceu de maneira gradual e combinada. Da etapa
em que o homem era inteiramente um caçador-coletor passou-se para outra em que
começava a executar atividades de cultivo de plantas silvestres [...] e de
manipulação dos animais [...]. Mas tudo isso era feito como uma atividade
complementar da coleta e da caça."
VICENTINO,
Cláudio. História para o ensino médio: história geral e do Brasil. São Paulo:
Scipione, 2005.
Os textos analisam:
a)
o final do Período Neolítico e se posicionam de forma convergente quanto ao
papel revolucionário desempenhado pela agricultura e pela domesticação dos
animais.
b) o início do Período Neolítico e divergem entre si
a respeito da existência da Revolução Neolítica, pois enquanto um indica uma
transformação radical, o outro destaca a simultaneidade da caça, coleta e
agricultura.
c)
o início do Paleolítico Inferior e são contraditórios entre si, no que se relaciona
aos efeitos da agricultura, dentre eles a sedentarização humana.
d)
o final do Paleolítico Superior, no momento em que ocorreu a Revolução
Agrícola, ambos afirmando que a caça e a coleta foram suprimidas pela
agricultura.
e)
a Transição Mesolítica, e concordam que, com o cultivo das plantas e a criação
de animais, ocorreu a suspensão das atividades de caça e coleta, provocando a
Revolução Neolítica.
QUESTÃO 15: Pode-se afirmar que a Sociologia
contemporânea herdou as contribuições de autores considerados clássicos do
pensamento sociológico a partir dos quais desenvolveram-se correntes teóricas
distintas. Foram eles:
a) Émile Durkheim, Theodor Adorno e Max Weber.
b) Karl Marx, Max Weber e Karl Manheim.
c) Max Weber, Karl Marx e Émile Durkheim.
d) Émile Durkheim, Max Weber e Herbert Spencer.
e) Karl Marx, Émile Durkheim e Talcott Parsons.
QUESTÃO 16: Considerando-se as grandes mudanças
que ocorreram na história da humanidade, aquelas que aconteceram no século
XVIII — e que se estenderam no século XIX — só foram superadas pelas grandes
transformações do final do século XX. As mudanças provocadas pela revolução
científico-tecnológica, que denominamos Revolução Industrial, marcaram
profundamente a organização social, alterando-a por completo, criando novas
formas de organização e causando modificações culturais duradouras, que
perduram até os dias atuais.
DIAS, Reinaldo. Introdução à sociologia. São Paulo: Persons
Prentice Hall, 2004.
Sobre o surgimento da Sociologia e as mudanças ocorridas na
modernidade, é correto afirmar:
a) A intensificação da economia agrária em larga escala nas
metrópoles gerou o êxodo para o campo.
b) O aparecimento das fábricas e o seu desenvolvimento levou
ao crescimento das cidades rurais.
c) O aumento do trabalho humano nas fábricas ocasionou a
diminuição da divisão do trabalho.
d) A agricultura familiar desse período foi o objeto de
estudo que fez surgir as ciências sociais.
e) A antiga forma de ver o mundo não podia mais solucionar
os novos problemas sociais.
QUESTÃO 17: Podemos conceituar a Sociologia
como a ciência que estuda as relações sociais e as formas de associação,
considerando as interações que ocorrem na vida em sociedade. No entanto, só
passou a ser conside¬rada ciência quando um determinado autor passou a formular
os primeiros conceitos e demonstrou que os fatos sociais têm características
próprias.
Qual foi esse autor?
a) Karl Marx.
b) Max Weber.
c) Émile Durkheim.
d) Augusto Comte.
e) Jean Jacques Rousseau
QUESTÃO 18: “À medida que se foi estendendo a
influência da concepção de vida puritana – e isto, naturalmente, é muito mais
importante do que o simples fomento da acumulação de capital – ela favoreceu o
desenvolvimento de uma vida econômica racional e burguesa. Era a sua mais
importante, e, antes de mais nada, a sua única orientação consistente, nisto
tendo sido o berço do moderno “homem econômico”.
(Marx Weber, A Ética protestante e o espírito do
capitalismo. 1967:125)
De acordo com o texto, Max Weber está apontando para o
“desenvolvimento de uma vida econômica racional e burguesa” e o desenvolvimento
do capitalismo a partir da influência da:
a) economia e sociedade.
b) ética protestante.
c) liderança carismática.
d) ética liberal.
e) teoria da ação social.
QUESTÃO 19: Os discursos ou as teorias
científicas são desenvolvidos através de um conjunto de técnicas e de
experimentos no intuito de compreender ou resolver um problema anteriormente
apresentado. As Ciências Sociais, por exemplo, possuem entre as suas diferentes
missões o objetivo de investigar os problemas sociais que vivenciamos durante o
nosso cotidiano.
Levando isso em consideração, qual das respostas abaixo é a
correta?
a) O senso comum corresponde à popularização e à
massificação das descobertas científicas após uma ampla divulgação.
b) O senso comum corresponde aos conhecimentos produzidos
individualmente e que ainda não passaram por uma validação científica.
c) O senso comum pode ser considerado um sinônimo da
ignorância da população e uma justificativa para o atraso econômico.
d) O senso comum corresponde a um conhecimento não
científico utilizado como solução para os problemas cotidianos, geralmente ele
é pouco elaborado e sem um conhecimento profundo.
e) O senso comum e o conhecimento científico correspondem a
duas formas de entendimento excludentes e possuidoras de fronteiras
intransponíveis.
QUESTÃO 20: A elaboração e a realização do
projeto de pesquisa em Ciências Sociais, particularmente na Sociologia:
a) é o mais barato e mais prático meio de se conhecer a
realidade social.
b) é o meio mais eficaz e científico de se conhecer a
realidade social.
c) é o meio mais adequado para se reconhecer o outro.
d) é o melhor meio para se conhecer e controlar grupos
sociais antagônicos.
e) é o melhor e mais caro processo de constituição de
mecanismos sociais de segregação social.
QUESTÃO 21: Avalie
as afirmativas a seguir acerca dos meios de comunicação.
I – A televisão é o
segundo meio de comunicação de massa mais difundido no Brasil, perdendo apenas
para a mídia escrita.
II – A pobreza é um
dos limitadores do acesso aos meios de comunicação.
III – Segundo
estudiosos dos meios de comunicação, as propagandas e demais programas
culturais transmitidos são desconsiderados como objetos de consumo, mas apenas
meios para se fomentar o consumo de bens de mercado.
ASSINALE A OPÇÃO
CORRETA:
a) todas as
afirmativas estiverem incorretas.
b) apenas II estiver
correta.
c) apenas II e III
estiverem corretas.
d) apenas I e III
estiverem corretas.
e) apenas I e II
estiverem corretas.
QUESTÃO 22: O
misterioso da forma da mercadoria reside no fato de que ela reflete aos homens
as características sociais do seu próprio trabalho, como características
objetivas dos próprios produtos do trabalho e, ao mesmo tempo, também da
relação social dos produtores com o trabalho total como uma relação social
existente fora deles, entre objetos.
(Adaptado: MARX, Karl. O Capital. São
Paulo: Nova Cultural, 1988. p. 71.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o
tema, é correto afirmar que, para Marx:
a) As mercadorias, por serem objetos, são
destituídas de qualquer vinculação com os seus produtores.
b) As mercadorias materializam a harmonia
presente na realização do trabalho alienado.
c) Os trabalhadores, independentemente da
maneira como produzem a mercadoria, são alijados do processo de produção.
d) As mercadorias constituem-se em um
elemento pacificador das relações entre patrões e trabalhadores.
e) A mercadoria, no contexto do modo
capitalista de produção, possui caráter fetichista, refletindo os aspectos
sociais do trabalho.
QUESTÃO 23: Um dos conceitos mais
importantes da obra de Karl Marx é o de ideologia.
Em relação a ele, é correto afirmar que:
a) a ideologia seria a representação fiel da
realidade, por estar intimamente vinculada às condições sociais de produção;
b) a divisão entre o trabalho manual e
intelectual levou ao fim da ideologia;
c) a ideologia, quando promovida pelos
intelectuais, seria algo abstrato, pois se partia das ideias e não da prática,
da vida real;
d) a ideologia era um elemento que
possibilitaria o fim da luta de classes e o surgimento do socialismo;
e) o processo histórico seria determinado
pela ideologia, que teria por base a formação econômica, política e social das
sociedades humanas.
QUESTÃO 24: Quanto ao conceito de
indústria cultural, é correto afirmar que:
I – A indústria cultural produz bens
culturais como mercadorias.
II – O objetivo da indústria cultural é
estimular a capacidade crítica dos indivíduos.
III – A indústria cultural cria a ilusão de
felicidade no presente e elimina a dimensão crítica.
IV – A indústria cultural ocupa o espaço de
lazer do trabalhador sem lhe dar tempo para pensar sobre as condições de
exploração em que vive.
Assinale a alternativa correta:
a) II, III e IV estão corretas.
b) I, II e III estão corretas.
c) I, III e IV estão corretas.
d) I, II e IV estão corretas.
e) II e III estão corretas.
QUESTÃO 25: Considere a citação abaixo e, a seguir,
marque a alternativa correta acerca da concepção materialista da história
formulada por Karl Marx.
"... na produção social de sua existência, os
homens estabelecem relações determinadas, necessárias, independentes da sua
vontade, relações de produção que correspondem a um determinado grau de
desenvolvimento das forças produtivas materiais. O conjunto dessas relações de
produção constitui a estrutura econômica da sociedade, a base concreta sobre a
qual se eleva uma superestrutura jurídica e política e à qual correspondem
determinadas formas de consciência social. O modo de produção da vida material
condiciona o desenvolvimento da vida social, política e intelectual em geral.
Não é a consciência dos homens que determina o seu ser; é o seu ser social que,
inversamente, determina a sua consciência."
MARX, Karl. Contribuição para a
crítica da economia política. Lisboa: Estampa, 1973. p. 28.
a)
Marx expressa, também nessa passagem, sua concepção determinista e finalista,
segundo a qual o conjunto das relações sociais reduz-se ao âmbito da produção
econômica.
b) Marx afirma que a moral, os sistemas políticos, os
princípios jurídicos e as ideologias não têm vida própria diante do modo pelo
qual os homens produzem e reproduzem a existência.
c)
Marx nega todo e qualquer papel ativo na história à consciência, sendo esta,
antes, um mero reflexo da esfera da produção material.
d)
Marx sustenta que o ser social que pensa, que atua politicamente e que
representa o seu espaço reproduz simplesmente as condições históricas vigentes,
independente de sua classe social.
GABARITO
DO TD DE SOCIOLOGIA 2º ANO
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