domingo, 16 de junho de 2013

TD DE SOCIOLOGIA 2º ANO


TD DE SOCIOLOGIA 2º ANO

 

QUESTÃO 01: Nas Ciências Sociais, particularmente na Ciência Política, definir o Estado sempre foi uma tarefa prioritária. As tentativas nesta direção fizeram com que vários intelectuais vissem o Estado de formas diferentes, com naturezas diferentes. Numa palestra intitulada Política como vocação, Max Weber nos adverte, por exemplo, que o Estado pode ser entendido como uma relação de homens dominando homens. No trecho da canção d´O Rappa, Tribunal de Rua, dominação é o que se percebe, também, na relação entre cidadãos e policiais (braço armado do Estado). 

 

A viatura foi chegando devagar 

E de repente, de repente resolveu me parar 

Um dos caras saiu de lá de dentro 

Já dizendo, aí compadre, você perdeu 

Se eu tiver que procurar você tá fodido 

Acho melhor você ir deixando esse flagrante comigo [...]. 

 

O Rappa. Lado A Lado B. Warner, 1999. 

 

A partir da perspectiva weberiana, relacionada ao trecho da canção acima, evidencia-se que a dominação do Estado:

 

a) é exercida pela autoridade legal reconhecida, daí caracterizar-se fundamentalmente como dominação racional legal. 

b) é estabelecida por meio da violência prioritariamente exercida contra grupos e classes excluídos social e economicamente. 

c) ocorre a partir da imposição da razão de Estado, ainda que contra as vontades dos cidadãos que, normalmente, àquela resistem. 

d) a exemplo da dominação de outras instituições, opera de forma genérica, exterior e coercitiva. 

 

QUESTÃO 02: Os sociólogos Karl Marx e Marx Weber se detiveram na análise da modernidade europeia, embora com métodos diferentes. Assinale como verdadeira a afirmativa que corresponde às analises de Max Weber sobre a sociedade. 

 

a) A vida moderna estimula a formação de um indivíduo calculista, racional e impessoal, refletindo a tendência da exploração dos trabalhadores e da transformação do trabalho em mercadoria. 

b) A dimensão cultural é fundamental para compreender a modernidade, pois o capital e seu acúmulo são tidos como um dever moral que deve ser perseguido de forma racional e disciplinada. 

c) A divisão social é um fenômeno da modernidade e sua função moral é integrar funções diferentes e complementares que, de outra forma, causariam a perda dos laços comunitários. 

d) A ação social, na sociedade moderna, é motivada apenas por interesses econômicos, porque os meios para produzir estão concentrados nas mãos de apenas uma classe social. 

e) A expansão da produção capitalista teve como base a separação entre trabalhadores e os meios de produção, assim como a disseminação da propriedade privada. 

 

QUESTÃO 03: Na concepção de Weber, a política é uma atividade geral do ser humano. A atividade política se desenvolve no interior de um território delimitado e a autoridade política reivindica o direito de domínio, ou seja, o direito de poder usar a força para se fazer obedecer. Se há obediência às ordens, ocorre uma situação de dominação. 

 

Sobre os tipos de dominação, assinale a alternativa correta. 

 

a) A dominação legal racional é a mais impessoal, pois se baseia na aplicação de regras gerais aos casos particulares. 

b) O patrimonialismo é o tipo mais característico de dominação legal racional. 

c) A forma mais típica de dominação tradicional é a burocracia. 

d) A dominação carismática constitui um tipo bastante comum de poderio, na medida em que se baseia na crença em qualidades pessoais corriqueiras. 

 

QUESTÃO 04: Max Weber, um dos fundadores da Sociologia, tinha amplo conhecimento em muitas áreas afins a essa ciência, tais como economia, direito e filosofia. Assim, ao analisar o desenvolvimento do capitalismo moderno, buscou entender a natureza e as causas da mudança social.

 

Em sua obra, existem dois conceitos fundamentais, ou seja, 

 

a) cultura e tipo Ideal. 

b) classe e proletariado. 

c) anomia e solidariedade. 

d) fato social e burocracia. 

e) ação social e racionalidade.

 

QUESTÃO 05: Há cerca de 2000 anos, os sítios superficiais e sem cerâmica dos caçadores antigos foram substituídos por conjuntos que evidenciam uma forte mudança na tecnologia e nos hábitos. Ao mesmo tempo que aparecem a cerâmica chamada itararé (no Paraná) ou taquara (no Rio Grande do Sul) e o consumo de vegetais cultivados, encontram-se novas estruturas de habitações. 

 

André Prous. O Brasil antes dos brasileiros. A pré-história do nosso país. Rio de Janeiro: Zahar, 2007. . 

 

O texto associa o desenvolvimento da agricultura com o da cerâmica entre os habitantes do atual território do Brasil, há 2000 anos. Isso se deve ao fato de que a agricultura:

 

a) favoreceu a ampliação das trocas comerciais com povos andinos, que dominavam as técnicas de produção de cerâmica e as transmitiram aos povos guarani. 

b) possibilitou que os povos que a praticavam se tornassem sedentários e pudessem armazenar alimentos, criando a necessidade de fabricação de recipientes para guardá-los. 

c) proliferou, sobretudo, entre os povos dos sambaquis, que conciliaram a produção de objetos de cerâmica com a utilização de conchas e ossos na elaboração de armas e ferramentas. 

d) difundiu-se, originalmente, na ilha de Fernando de Noronha, região de caça e coleta restritas, o que forçava as populações locais a desenvolver o cultivo de alimentos. 

e) era praticada, prioritariamente, por grupos que viviam nas áreas litorâneas e que estavam, portanto, mais sujeitos a influências culturais de povos residentes fora da América. 

 

QUESTÃO 06: Entre os nômades, o trabalho não tem o mesmo valor que nas sociedades agrárias. Os índios Ianomâmi, da Amazônia, desenvolvem suas atividades, em média, três horas por dia e não valorizam o trabalho nem o progresso tecnológico. Os Guaiaqui, caçadores nômades da floresta paraguaia, passam, pelo menos, metade do dia em completa ociosidade.

 

Quanto ao desenvolvimento social, do pensar e do fazer dos primeiros humanos, é correto afirmar que a:

 

a) produção de novas ferramentas de pedra polida foi a transformação mais importante ocorrida nesse período. 

b) fabricação de ferramentas e a utilização do fogo evidenciam que a sobrevivência humana não está diretamente relacionada à adaptação cultural do homem. 

c) abundância de recursos animais e vegetais promoveu a sedentarização do homem. 

d) capacidade de conseguir mais alimentos deu ao homem menor controle sobre o meio ambiente. 

e) troca da caça e da coleta pela agricultura ocorreu de maneira súbita. 

 

QUESTÃO 07: As pinturas rupestres são evidências materiais do desenvolvimento intelectual dos seres humanos. Embora tradicionalmente estudadas pela Arqueologia, elas ajudaram a redefinir a concepção de que a História se inicia com a escrita, pois:

 

a) funcionam como códices velados de uma comunidade à espera de decifração. 

b) expressam uma concepção de tempo marcada pela cronologia. 

c) indicam o predomínio da técnica sobre as forças da natureza. 

d) atestam as relações entre registros gráficos e mitos de origem. 

e) registram a supremacia do indivíduo sobre os membros de seu grupo. 

 

QUESTÃO 08: Tradicionalmente, podemos definir a pré-história como o período anterior ao aparecimento da escrita. Portanto, esse período é anterior há 4000 a.C, pois foi por volta desta época que os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme.

 

Com base nesse entendimento, qual a alternativa que apresenta características das atividades do homem na fase paleolítica? 

 

a) Os homens aprenderam a polir a pedra. A partir de então, conseguiram produzir instrumentos (lâminas de corte, machados, serras com dentes de pedra mais eficientes e mais bem acabados. 

b) Os homens descobriram uma forma nova de obter alimentos: a agricultura, que os obrigou a conservar e cozinhar os cereais. 

c) Semeando a terra, criando gado, produzindo o próprio alimento, os homens não tinham mais por que mudar constantemente de lugar e tornaram-se sedentários. 

d) Os homens conheciam uma economia comercial e já praticavam os juros. 

e) Os homens ainda não produziam seus alimentos, não plantavam e nem criavam animais. Em verdade, eles coletavam frutos, grãos e raízes, pescavam e caçavam animais. 

 

QUESTÃO 09: "À grande transformação econômica da Idade do Bronze dá-se o nome de Revolução Urbana. Essa revolução correspondeu à passagem das comunidades agrícolas auto-suficientes para cidades, com comércio e artesanato especializado. A agricultura continuou como a principal atividade econômica, mas a economia, antes agrícola e pastoril, ganhou maior diversidade e complexidade com a multiplicação dos ofícios ou profissões e com o estabelecimento de um sistema regular de trocas. Assim, por volta de 3000 a.C., o Egito, a Mesopotâmia e o Vale do Indo já não eram mais um conjunto de aldeias de agricultores auto-suficientes, mas constituíam Estados, com uma complexa organização social." 

 

(AQUINO, R. S. et al. "História das sociedades, das comunidades primitivas às sociedades medievais". Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1980. p. 77-78. Adaptado.) 

 

Dos itens a seguir, o único que NÃO pode ser considerado característica da Revolução Urbana que resultou na formação da Civilização Mesopotâmica por volta de 3000 a.C. é:

 

a) a escrita cuneiforme. 

b) a metalurgia do bronze. 

c) o modo-de-produção escravista. 

d) a arquitetura monumental, com destaque para os "zigurates". 

e) o sistema de Cidades-Estados independentes (Ur, Lagash, Nippur, Umma e outras). 

 

QUESTÃO 10: As relações entre as explicações míticas e as científicas encontram, na origem da espécie humana, um dos pontos fundamentais e controvertidos. 

 

Sobre tais explicações, leia as afirmativas. 

 

I. O livro do Gênesis estabelece, sobretudo para as tradições religiosas judaico-cristãs, o mito do Éden, no qual viviam Adão, criado por Deus e feito à sua semelhança, e Eva, criada também por Ele a partir de uma costela de Adão. Desse casal, descenderiam todos os homens. Os partidários dessa explicação são chamados de CRIACIONISTAS. 

II. O livro "A Origem das Espécies", de autoria do naturalista inglês do século XIX, Charles Darwin, estabelece, nas tradições modernas, a consolidação de uma explicação científica sobre o aparecimento da vida e o surgimento do 'homo sapiens', que seria resultado das mutações genéticas adaptativas de símios. Essa explicação ficou conhecida como EVOLUCIONISTA. 

III. O conhecimento histórico, baseado nas concepções científicas, demarca o aparecimento da espécie humana no período Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada, ao que se segue o período Neolítico ou Idade da Pedra Polida e depois o período da Idade dos Metais, que, reunidos, compõem a chamada "PRÉ-HISTÓRIA". 

 

Está(ão) correta(s): 

 

a) apenas I 

b) apenas II 

c) apenas I e II 

d) apenas II e III 

e) I, II e III 

 

QUESTÃO 11:

 

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A pintura rupestre mostrada na figura anterior, que é um patrimônio cultural brasileiro, expressa:

 

a) o conflito entre os povos indígenas e os europeus durante o processo de colonização do Brasil. 

b) a organização social e política de um povo indígena e a hierarquia entre seus membros. 

c) aspectos da vida cotidiana de grupos que viveram durante a chamada pré-história do Brasil. 

d) os rituais que envolvem sacrifícios de grandes dinossauros atualmente extintos. 

e) a constante guerra entre diferentes grupos paleoíndios da América durante o período colonial. 

 

QUESTÃO 12: Pré-História do Brasil compreende a existência de uma crescente variedade linguística, cultural e étnica, que acompanhou o crescimento demográfico das primeiras levas constituídas por poucas pessoas (...) que chegaram à região até alcançar muitos milhões de habitantes na época da chegada da frota de Cabral. (...) não houve apenas um processo histórico, mas numerosos, distintos entre si, com múltiplas continuidades e descontinuidades, tantas quanto as etnias que se formaram constituindo ao longo dos últimos 30, 40, 50, 60 ou 70 mil longos anos de ocupação humana das Américas. 

 

(Pedro Paulo Funari e Francisco Silva Noeli. "Pré-História do Brasil", 2002.) 

 

Considerando o texto, é correto afirmar que:

 

a) as populações indígenas brasileiras são de origem histórica diversa e, da perspectiva linguística, étnica e cultural, se constituíram como sociedades distintas. 

b) uma única leva imigratória humana chegou à América há 70 mil anos e dela descendem as populações indígenas brasileiras atuais. 

c) a concepção dos autores em relação à Pré-História do Brasil sustenta-se na ideia da construção de uma experiência evolutiva e linear. 

d) os autores descrevem o processo histórico das populações indígenas brasileiras como uma trajetória fundada na ideia de crescente progresso cultural. 

e) na época de Cabral, as populações indígenas brasileiras eram numerosas e estavam em um estágio evolutivo igual ao da Pré-História europeia. 

 

QUESTÃO 13: A denominação "Revolução Neolítica", cunhada nos anos 60 pelo arqueólogo Gordon Childe, refere-se a uma série de intensas transformações.

 

Entre essas mudanças, é correto citar:

 

a) a criação do poder político centralizado associado ao domínio do poder religioso. 

b) o desenvolvimento de conglomerados urbanos baseados no trabalho escravo. 

c) a instituição privada das terras, com o cultivo de cereais e a criação de animais. 

d) o surgimento da divisão natural do trabalho, com a atribuição de papel produtivo relevante à mulher. 

e) a transição da economia de subsistência para uma economia industrial. 

 

QUESTÃO 14: Texto 1: "Em todo o mundo, a leste e a oeste, as populações começaram a trocar a dependência às hordas de grandes animais "muitas das quais em rápido declínio" pela exploração de animais menores e de plantas. [...] Onde as condições fossem particularmente adequadas [...], as peças do quebra-cabeça da domesticação se acomodaram e os coletores transformaram-se em agricultores." 

 

CROSBY, Alfred W. "Imperialismo ecológico". São Paulo: Companhia das Letras, 1993. 

 

Texto 2: "Os historiadores acostumaram-se a separar a coleta e a agricultura como se fossem duas etapas da evolução humana bastante diferentes e a supor que a passagem de uma à outra tivesse sido uma mudança repentina e revolucionária. Hoje, contudo, admite-se que essa transição aconteceu de maneira gradual e combinada. Da etapa em que o homem era inteiramente um caçador-coletor passou-se para outra em que começava a executar atividades de cultivo de plantas silvestres [...] e de manipulação dos animais [...]. Mas tudo isso era feito como uma atividade complementar da coleta e da caça." 

 

VICENTINO, Cláudio. História para o ensino médio: história geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2005. 

 

Os textos analisam:

 

a) o final do Período Neolítico e se posicionam de forma convergente quanto ao papel revolucionário desempenhado pela agricultura e pela domesticação dos animais. 

b) o início do Período Neolítico e divergem entre si a respeito da existência da Revolução Neolítica, pois enquanto um indica uma transformação radical, o outro destaca a simultaneidade da caça, coleta e agricultura. 

c) o início do Paleolítico Inferior e são contraditórios entre si, no que se relaciona aos efeitos da agricultura, dentre eles a sedentarização humana. 

d) o final do Paleolítico Superior, no momento em que ocorreu a Revolução Agrícola, ambos afirmando que a caça e a coleta foram suprimidas pela agricultura. 

e) a Transição Mesolítica, e concordam que, com o cultivo das plantas e a criação de animais, ocorreu a suspensão das atividades de caça e coleta, provocando a Revolução Neolítica.

 

QUESTÃO 15: Pode-se afirmar que a Sociologia contemporânea herdou as contribuições de autores considerados clássicos do pensamento sociológico a partir dos quais desenvolveram-se correntes teóricas distintas. Foram eles:

a) Émile Durkheim, Theodor Adorno e Max Weber.

b) Karl Marx, Max Weber e Karl Manheim.

c) Max Weber, Karl Marx e Émile Durkheim.

d) Émile Durkheim, Max Weber e Herbert Spencer.

e) Karl Marx, Émile Durkheim e Talcott Parsons.

 

QUESTÃO 16: Considerando-se as grandes mudanças que ocorreram na história da humanidade, aquelas que aconteceram no século XVIII — e que se estenderam no século XIX — só foram superadas pelas grandes transformações do final do século XX. As mudanças provocadas pela revolução científico-tecnológica, que denominamos Revolução Industrial, marcaram profundamente a organização social, alterando-a por completo, criando novas formas de organização e causando modificações culturais duradouras, que perduram até os dias atuais.

 

DIAS, Reinaldo. Introdução à sociologia. São Paulo: Persons Prentice Hall, 2004.

 

Sobre o surgimento da Sociologia e as mudanças ocorridas na modernidade, é correto afirmar:

 

a) A intensificação da economia agrária em larga escala nas metrópoles gerou o êxodo para o campo.

b) O aparecimento das fábricas e o seu desenvolvimento levou ao crescimento das cidades rurais.

c) O aumento do trabalho humano nas fábricas ocasionou a diminuição da divisão do trabalho.

d) A agricultura familiar desse período foi o objeto de estudo que fez surgir as ciências sociais.

e) A antiga forma de ver o mundo não podia mais solucionar os novos problemas sociais.

 

QUESTÃO 17: Podemos conceituar a Sociologia como a ciência que estuda as relações sociais e as formas de associação, considerando as interações que ocorrem na vida em sociedade. No entanto, só passou a ser conside¬rada ciência quando um determinado autor passou a formular os primeiros conceitos e demonstrou que os fatos sociais têm características próprias.

 

Qual foi esse autor?

 

a) Karl Marx.

b) Max Weber.

c) Émile Durkheim.

d) Augusto Comte.

e) Jean Jacques Rousseau

 

QUESTÃO 18: “À medida que se foi estendendo a influência da concepção de vida puritana – e isto, naturalmente, é muito mais importante do que o simples fomento da acumulação de capital – ela favoreceu o desenvolvimento de uma vida econômica racional e burguesa. Era a sua mais importante, e, antes de mais nada, a sua única orientação consistente, nisto tendo sido o berço do moderno “homem econômico”.

 

(Marx Weber, A Ética protestante e o espírito do capitalismo. 1967:125)

 

De acordo com o texto, Max Weber está apontando para o “desenvolvimento de uma vida econômica racional e burguesa” e o desenvolvimento do capitalismo a partir da influência da:

 

a) economia e sociedade.

b) ética protestante.

c) liderança carismática.

d) ética liberal.

e) teoria da ação social.

 

QUESTÃO 19: Os discursos ou as teorias científicas são desenvolvidos através de um conjunto de técnicas e de experimentos no intuito de compreender ou resolver um problema anteriormente apresentado. As Ciências Sociais, por exemplo, possuem entre as suas diferentes missões o objetivo de investigar os problemas sociais que vivenciamos durante o nosso cotidiano.

 

Levando isso em consideração, qual das respostas abaixo é a correta?

 

a) O senso comum corresponde à popularização e à massificação das descobertas científicas após uma ampla divulgação.

b) O senso comum corresponde aos conhecimentos produzidos individualmente e que ainda não passaram por uma validação científica.

c) O senso comum pode ser considerado um sinônimo da ignorância da população e uma justificativa para o atraso econômico.

d) O senso comum corresponde a um conhecimento não científico utilizado como solução para os problemas cotidianos, geralmente ele é pouco elaborado e sem um conhecimento profundo.

e) O senso comum e o conhecimento científico correspondem a duas formas de entendimento excludentes e possuidoras de fronteiras intransponíveis.

 

QUESTÃO 20: A elaboração e a realização do projeto de pesquisa em Ciências Sociais, particularmente na Sociologia:

 

a) é o mais barato e mais prático meio de se conhecer a realidade social.

b) é o meio mais eficaz e científico de se conhecer a realidade social.

c) é o meio mais adequado para se reconhecer o outro.

d) é o melhor meio para se conhecer e controlar grupos sociais antagônicos.

e) é o melhor e mais caro processo de constituição de mecanismos sociais de segregação social.

 

QUESTÃO 21: Avalie as afirmativas a seguir acerca dos meios de comunicação.

 

I – A televisão é o segundo meio de comunicação de massa mais difundido no Brasil, perdendo apenas para a mídia escrita.

II – A pobreza é um dos limitadores do acesso aos meios de comunicação.

III – Segundo estudiosos dos meios de comunicação, as propagandas e demais programas culturais transmitidos são desconsiderados como objetos de consumo, mas apenas meios para se fomentar o consumo de bens de mercado.

 

ASSINALE A OPÇÃO CORRETA:

 

a) todas as afirmativas estiverem incorretas.

b) apenas II estiver correta.

c) apenas II e III estiverem corretas.

d) apenas I e III estiverem corretas.

e) apenas I e II estiverem corretas.

 

QUESTÃO 22: O misterioso da forma da mercadoria reside no fato de que ela reflete aos homens as características sociais do seu próprio trabalho, como características objetivas dos próprios produtos do trabalho e, ao mesmo tempo, também da relação social dos produtores com o trabalho total como uma relação social existente fora deles, entre objetos.

 

(Adaptado: MARX, Karl. O Capital. São Paulo: Nova Cultural, 1988. p. 71.)

 

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar que, para Marx:

 

a) As mercadorias, por serem objetos, são destituídas de qualquer vinculação com os seus produtores.

b) As mercadorias materializam a harmonia presente na realização do trabalho alienado.

c) Os trabalhadores, independentemente da maneira como produzem a mercadoria, são alijados do processo de produção.

d) As mercadorias constituem-se em um elemento pacificador das relações entre patrões e trabalhadores.

e) A mercadoria, no contexto do modo capitalista de produção, possui caráter fetichista, refletindo os aspectos sociais do trabalho.

 

QUESTÃO 23: Um dos conceitos mais importantes da obra de Karl Marx é o de ideologia.

 

Em relação a ele, é correto afirmar que:

 

a) a ideologia seria a representação fiel da realidade, por estar intimamente vinculada às condições sociais de produção;

b) a divisão entre o trabalho manual e intelectual levou ao fim da ideologia;

c) a ideologia, quando promovida pelos intelectuais, seria algo abstrato, pois se partia das ideias e não da prática, da vida real;

d) a ideologia era um elemento que possibilitaria o fim da luta de classes e o surgimento do socialismo;

e) o processo histórico seria determinado pela ideologia, que teria por base a formação econômica, política e social das sociedades humanas.

 

QUESTÃO 24: Quanto ao conceito de indústria cultural, é correto afirmar que:

 

I – A indústria cultural produz bens culturais como mercadorias.

II – O objetivo da indústria cultural é estimular a capacidade crítica dos indivíduos.

III – A indústria cultural cria a ilusão de felicidade no presente e elimina a dimensão crítica.

IV – A indústria cultural ocupa o espaço de lazer do trabalhador sem lhe dar tempo para pensar sobre as condições de exploração em que vive.

 

Assinale a alternativa correta:

 

a) II, III e IV estão corretas.

b) I, II e III estão corretas.

c) I, III e IV estão corretas.

d) I, II e IV estão corretas.

e) II e III estão corretas.

 

QUESTÃO 25: Considere a citação abaixo e, a seguir, marque a alternativa correta acerca da concepção materialista da história formulada por Karl Marx. 

 

"... na produção social de sua existência, os homens estabelecem relações determinadas, necessárias, independentes da sua vontade, relações de produção que correspondem a um determinado grau de desenvolvimento das forças produtivas materiais. O conjunto dessas relações de produção constitui a estrutura econômica da sociedade, a base concreta sobre a qual se eleva uma superestrutura jurídica e política e à qual correspondem determinadas formas de consciência social. O modo de produção da vida material condiciona o desenvolvimento da vida social, política e intelectual em geral. Não é a consciência dos homens que determina o seu ser; é o seu ser social que, inversamente, determina a sua consciência."

 

MARX, Karl. Contribuição para a crítica da economia política. Lisboa: Estampa, 1973. p. 28. 

 

a) Marx expressa, também nessa passagem, sua concepção determinista e finalista, segundo a qual o conjunto das relações sociais reduz-se ao âmbito da produção econômica. 

b) Marx afirma que a moral, os sistemas políticos, os princípios jurídicos e as ideologias não têm vida própria diante do modo pelo qual os homens produzem e reproduzem a existência. 

c) Marx nega todo e qualquer papel ativo na história à consciência, sendo esta, antes, um mero reflexo da esfera da produção material. 

d) Marx sustenta que o ser social que pensa, que atua politicamente e que representa o seu espaço reproduz simplesmente as condições históricas vigentes, independente de sua classe social.

 

GABARITO DO TD DE SOCIOLOGIA  2º ANO

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