A) o soberanos deve cumprir apenas a vontade do povo, mesmo que isso prejudique a manutenção do poder em suas mãos.
B) A Ética política é uma decorrência direta da moral individual.
C) A razão de Estado, ou os interesses da República, é que devem determinar a atuação do governante.
D) A política está sempre sujeita aos interesses religiosos.
E) O ideal da República e do bem estar dos cidadãos deve estar acima da realidade das circunstâncias, sendo esse ideal o norteador da ação do príncipe.
QUESTÃO 02: Maquiavel em O Príncipe fornece elementos para uma nova ciência
política a partir do contexto do renascimento nas cidades europeias. Segundo
ele não existe um fundamento anterior ou exterior à política, tais como Deus ou
Natureza, mas toda cidade está dividida em dois desejos opostos: os poderosos
com o desejo de oprimir e comandar e o povo com o desejo de não ser oprimido.
Nessa
perspectiva, do realismo político, Maquiavel defende que:
A) O verdadeiro Príncipe é aquele que sabe tomar e conservar o poder;
B)
A finalidade da política é a divisão do povo; C) Os poderosos são quem devem eleger o Príncipe;
D) O poder deve ser negociado democraticamente com todas as partes;
E) O líder político precisa unir a cidade superando os desejos opostos.
QUESTÃO 03: Assinale a alternativa que apresenta o filósofo que disse que Hume
o acordou de seu sonho dogmático, revolucionou a moral da época com suas
críticas e muito influenciou a Revolução Francesa 1789, sendo conhecido como
principal filósofo do iluminismo.
A) Heidegger; B) Schopenhauer; C) Kant; D)
Voltaire; E)
Marx;
QUESTÃO 04: Hobbes escreveu suas obras sob inspiração das doutrinas do
empirismo britânico; sua concepção de Estado, como um grande corpo, o Leviatã,
foi sua contribuição mais conhecida para a modernidade; essa contribuição
consistiu em:
A) O Estado Leviatã é uma forma inevitável e natural de associação que traz em
si mesma a opressão junto com a libertação e a salvação do cidadão.
B)
O contrato social que conduz à soberania do Estado só se justifica pela sua
origem e sanção divinas. C) A soberania total do povo na constituição do Estado leva ao poder popular total, ou à verdadeira anarquia.
D) Na conclusão da obra do Leviatã Hobbes defende a tutela da Igreja sobre o Estado.
E) Definir o ser humano como potencial inimigo (lobo) do seu semelhante, obrigando à realização de um contrato social para a mútua sobrevivência.
QUESTÃO 05: "...não basta ter o
espírito bom: o essencial é aplicá-lo bem".
"Toda
ciência é um conhecimento certo e evidente; e o que duvida de muitas coisas não
é mais sábio do que o que nunca pensou nelas...".
"...entre
as disciplinas conhecidas só a aritmética e a geometria estão isentas de todo o
engano ou incerteza, vamos examinar com maior cuidado a razão disto, observando
que podemos chegar ao conhecimento das coisas por dois caminhos, a saber a
experiência e a dedução".
As três passagens acima foram retiradas da obra de um importante pensador moderno, a constar:
A) Galileu Galilei; B) Emanuel Kant; C) Nicolau Copérnico; D) René Descartes; E) George Berkeley;
QUESTÃO 06: Francis Bacon é um dos filósofos modernos que mais contribuiu para a teoria do conhecimento assumir o lugar central do pensamento moderno. Em sua obra Novum Organum, aprofunda a investigação sobre a capacidade humana para o erro e a verdade. Uma das grandes contribuições de Bacon é sua formulação sobre a teoria da indução, a qual a partir de sua obra ganha uma eficácia e amplitude maior no debate sobre o método nas ciências modernas.
A) Se articule razão com sentimentos e emoções;
B)
O estudo priorize o referencial teórico; C) Todo conhecimento parte da experiência da realidade, a partir da observação direta dos objetos de estudo;
D) O método científico parta do conceito universal;
E) O conhecimento deve partir do universal para chegar ao particular.
QUESTÃO 07: Aquilo que tradicionalmente pode ser definido como Ciência Moderna
e que tem vínculos nas propostas de interpretação científica desenvolvida por
Galileu Galilei possui, também na filosofia seus expoentes. Respeitadas as particularidades
axiomáticas de cada um desses pensadores, marque a única alternativa que não
contempla o nome de um representante do período filosófico conhecido como
Filosofia Moderna.
A) Francis Bacon; B) René Descartes; C) Karl Marx; D) Isaac
Newton; E) Gottfried Wilhelm
Leibniz;
QUESTÃO 08: Emanuel Kant ocupa espaço singular nas discussões sobre o tema
"Estética". Abaixo encontram-se algumas apreciações simplificadas
envolvendo essa "disciplina". Aponte aquela definição que melhor se encaixa
no pensamento kantiano referente ao assunto.
A) Para saber o que há de verdadeiramente belo nesta terra é necessário
primeiro fazer o vazio mental e limpar o espírito de tudo o que ele contém de
inexato ou de insuficiente.
B)
O Belo é o arranjo estrutural de um mundo encarado no seu melhor aspecto. Não
se trata tanto de ver os homens como eles são, mas de os ver como deveriam ser.
C) A Beleza é formal, pois somente é belo o que é objeto de prazer universal, isto é, a beleza é um predicado do juízo que o homem junta a um objeto quando este convida para o livre jogo de uma contemplação desinteressada.
D) O Bom é o homem sério que resolve tudo em casa; a Beleza é a sua esposa florescente, o Agradável é o bebê, todo ele sentidos e jogos, o Útil é o criado que contribui com o trabalho manual, o Verdadeiro é o preceptor da família: ele dá a vista ao Bem, a mão ao Útil e apresenta um espelho à Beleza.
E) O Belo não é uma dádiva ao nível da vida. Não existe no mundo terrestre. Está acima e para além do mundo.
QUESTÃO
09: A teoria do conhecimento de Kant revolucionou a concepção da relação entre
a mente e a realidade, o que influiu também na sua doutrina sobre outras
questões, inclusive a ética; desta podemos dizer que:
A)
A moral de Kant não se opõe, antes aperfeiçoa a "moral do coração" de
Rousseau.
B)
A razão prática, que estabelece e define a moral, está na origem do exercício
da liberdade. C) O imperativo categórico não estabelece o dever, mas é apenas uma das muitas formas da lei moral interior.
D) A consciência individual é algo transcendental, que não tem nada a ver com a descoberta a lei moral universal no indivíduo.
E) A razão que fundamenta a moral não é pura nem universal, antes variável conforme as culturas e sociedades.
QUESTÃO
10: Kant revela na crítica da Razão Pura que a leitura da obra de Hume o
despertou de um sono dogmático. A partir de Hume, que questiona sobre os
limites e possibilidades do ser humano conhecer a verdade. Kant inaugura uma
verdadeira Revolução Copernicana se debruçando sobre o estudo das faculdades
humanas voltadas para o conhecimento.
A
revolução Copenicana de Kant consiste basicamente em que?
A) Na transição do método dedutivo para a indução;
B)
Na investigação sobre as diferenças entre a razão, os sentimentos e as emoções;
C) No estudo sobre a metafísica tradicional;
D) Na investigação transcendental, ou seja, no estudo racional sobre a verdadeira capacidade humana para conhecer;
E) Na crítica sobre os autores da ciência medieval;
QUESTÃO
11: Marx e Engels operaram uma grande virada na filosofia ao dirigir sua
atenção para a situação miserável das classes trabalhadoras, e ao fornecer
instrumentos intelectuais de análise e interpretação da sociedade, capazes de modificá-la;
entre esses instrumentos estão:
A) A aceitação e ampliação do idealismo de Hegel.
B)
A definição do indivíduo por si mesmo, pela sua autonomia, e não pelas suas
relações sociais. C) O materialismo dialético, que afirma que sociedades e culturas são determinadas pelas suas condições materiais.
D) A definição da relação entre economia e sociedade, excluindo as forças produtivas da questão do modo de produção.
E) A doutrina da luta de classes como motor secundário da História, subordinado ao plano oculto da natureza.
QUESTÃO 12: O existencialismo foi uma corrente de pensamento que fez do homem
efetivamente existente o centro e o núcleo das questões filosóficas, e o ponto
de partida para a Ontologia; um dos seus mais conhecidos criadores e
pensadores, o francês Jean Paul Sartre,
A) Rejeita toda e qualquer dependência da filosofia de Heidegger.
B)
Não aceita a metodologia fenomenológica e prefere um discurso filosófico mais
próximo do dramático. C) Considera que a existência de Deus é a garantia da plena liberdade humana.
D) Define o ser humano como um ser em projeto, inacabado, que se completa nas suas relações de solidariedade com os outros.
E) Argumenta que a essência do ser para si é sua própria existência.
QUESTÃO 13: "Nós temos por testemunho as seguintes verdades: todos os
homens são iguais: foram aquinhoados pelo seu Criador com certos direitos
inalienáveis e entre esses direitos se encontram o da vida, da liberdade e da
busca da felicidade. Os governos são estabelecidos pelos homens para garantir
esses direitos, e seu justo poder emana do consentimento dos governados".
Essa
passagem retirada de um conhecido documento público reflete principalmente as
ideias de um grupo pautado pelo pensamento do:
A) Anarquismo; B) Comunismo; C) Socialismo; D) Liberalismo; E)
Totalitarismo;
QUESTÃO 14: Segundo Husserl, a fenomenologia constitui-se em um novo começo da
filosofia a partir da volta às coisas elas mesmas. O projeto de Husserl requer
uma atitude radical a partir do retorno ao estudo da consciência, começando
pela análise transcendental das estruturas constitutivas desta.
Assim, a consciência, segundo a fenomenologia de Husserl, é:
A) Intencionalidade, pois toda consciência é "consciência dá", que
visa alguma coisa, dirige-se para algo;
B)
Mera representação da realidade; C) A alma do ser humano;
D) Uma construção da sociedade para com o indivíduo;
E) O reflexo do corpo humano.
QUESTÃO
15: Habermas figura como um dos filósofos mais discutidos na atualidade através
da Teoria da Ação Comunicativa, que busca inspirar uma Nova Teoria Crítica.
Ele, enquanto herdeiro da Escola de Frankfurt, dialoga com as perspectivas
dialética e fenomenológica, buscando fundamentar a Ética do Discurso na teoria
do agir comunicativo. Nessa direção, Habermas nos remete para a necessidade de
construir uma nova racionalidade, mais ampla e radicalmente critica, que ele
denomina de racionalidade ético-comunicativa.
Nessa perspectiva de Construção da Razão Comunicativa, Habermas concebe que a
exigência primeira é:
A) A realização da Époche, colocando toda percepção do mundo natural em
suspenso;
B)
A mudança do paradigma transitando da filosofia da consciência para o paradigma
da linguagem; C) O resgate da ética cristã, pautada na justiça e igualdade social;
D) Praticar a rivalidade de posições para vencer o argumento mais forte;
E) A disputa de teses contrárias para acirrar os conflitos;
QUESTÃO
16: O mundo atual é uma realidade multiforme e complexa que tem inspirado
muitos filósofos a debruçar-se sobre as questões que são colocadas às
sociedades, com variedade de posições e criatividade, num leque de opções que
pode assim definir-se:
A) Apesar de sua importância as questões ambientais não têm captado a atenção
dos filósofos.
B)
Em questões políticas a grande maioria dos filósofos atuais defende os regimes
fortes e as ditaduras. C) A globalização contribuiu para dar ao pensamento oriental, nomeadamente às doutrinas tradicionais indianas e chinesas, ascendência dominante sobre a filosofia ocidental.
D) No que se refere à Bioética todos os problemas morais devem ser decididos pelas ciências médicas sem recurso à filosofia.
E) As grandes "escolas" ou tendências doutrinárias do século XX, como neo-escolástica, existencialismo, e marxismo cederam lugar a outras tendências e teorias, mas não desapareceram.
QUESTÃO 17: Segundo os princípios da ética: Direito à Vida, Liberdade e
Consciência responsável, o fundamento primeiro para avaliar as práticas morais
inerentes à vida em sociedade é a vida. O valor maior de tudo o que temos está
no direito à vida digna, que deve ser respeitado incondicionalmente.
Se
partirmos desse princípio - a vida - podemos avaliar que as práticas do aborto,
eutanásia, eugenia, tráfico de bebês e de órgãos humanos são práticas anti-éticas
por que:
A) Vão contra a moral e os princípios cristãos;
B)
Produzem a morte de pessoas inocentes e indefesas; C) Ferem o princípio ético por excelência - do direito à vida digna para todos;
D) Causam graves problemas e injustiças sociais;
E) Alimentam a violência contra a sociedade, principalmente aos mais pobres.
QUESTÃO 18: A teoria da autonomia dos três poderes foi desenvolvida por:
A) Diderot. B) Voltaire. C)
Montesquieu. D) Vico. E)
Maquiavel.
QUESTÃO 19: Em certos períodos da história da Filosofia e das ciências,
chegou-se a pensar num único método que ofereceria os mesmos princípios e as
mesmas regras para todos os campos do conhecimento. Assim, tornou-se célebre a
seguinte frase "a natureza é um livro escrito em caracteres
matemáticos", formulada por:
A) Descartes. B)
Copérnico. C) Newton. D) Bacon. E)
Galileu.
QUESTÃO 20: A Teoria do Conhecimento torna-se uma disciplina específica da
Filosofia quando aparecem os filósofos modernos no séc. XVII. Isso não
significa que antes deles outros filósofos não tenham se preocupado com o
conhecimento. Na verdade, o que os modernos trouxeram foi uma mudança de
perspectiva, pois eles passaram a considerar o problema do conhecimento como
anterior à ontologia e pré-condição ou pré-requisito para a filosofia e as
ciências. Essa mudança de perspectiva se deu porque, entre os gregos e os
modernos, instala-se o cristianismo e introduzem se distinções que influenciam
o mundo ocidental até hoje.
Acerca
do tema, considere as seguintes afirmativas:
1. Há a ruptura com a perspectiva grega de uma participação direta e harmoniosa
entre nosso intelecto e a verdade, nosso ser e o mundo.
2.
Considera-se a distinção entre fé e razão, verdades racionais, matéria e
espírito, corpo e alma. 3. Tem-se a afirmação do erro e da ilusão como partes da natureza humana em decorrência do caráter pervertido de nossa vontade, após o pecado original.
4. Aceita-se que a fé ilumina nosso intelecto embora não guie nossa vontade nem permita que nossa razão chegue ao conhecimento do está ao seu alcance.
Assinale a alternativa correta.
A) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
B)
Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras. C) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
D) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
E) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
QUESTÃO
21: A percepção é um conceito filosófico bastante utilizado em nossos dias. Ela
envolve a personalidade das pessoas, sua história pessoal, sua afetividade,
seus desejos e paixões. É uma maneira fundamental de os seres humanos estarem
no mundo, percebendo-o qualitativamente, afetivamente e valorativamente.
Portanto, ela é uma maneira de se estar aberto ao mundo, tendo dele idéias
sensíveis ou significações perceptivas.
Assinale a alternativa que apresenta três teorias que valorizam o papel da
percepção.
A) As teorias empiristas, as racionalistas intelectualistas e a fenomenológica
do conhecimento.
B)
As teorias racionalistas, as funcionalistas e as idealistas. C) As teorias racionalistas, as sensualistas e as idealistas.
D) As teorias empiristas, as funcionalistas e a fenomenológica.
E) As teorias empiristas, as racionalistas intelectualistas e as idealistas.
QUESTÃO 22: A palavra empirismo vem do grego empeiria, que significa
experiência. Os empiristas, ao contrário dos racionalistas, enfatizam o papel
da experiência no processo do conhecimento. Francis Bacon (1561-1626),
influenciado pelo espírito da nova ciência, procurava não um saber
contemplativo ou desinteressado, que não tivesse um fim em si, mas sim um saber
instrumental, que possibilitasse a dominação da natureza.
Seu lema era:
A) Querer é conhecer.
B)
Tem que se ver para se crer. C) Perceber é dominar.
D) Saber é poder.
E) Educar é observar.
QUESTÃO
23: Considere a frase: "O homem é a medida de todas as coisas".
Quem
foi seu autor e o que significa?
A)
O autor foi Protágoras e significa que, sendo o logos divino, todo conhecimento
humano é relativo.
B)
O autor foi Protágoras e significa, na verdade, uma exaltação da capacidade
humana de construir a verdade. C) O autor foi Górgias e significa que o logos não era divino, mas decorrência do exercício técnico humano.
D) O autor foi Górgias e significa que todo conhecimento é relativo e exercício técnico humano.
E) O autor foi Górgias e significa que o logos não era divino nem exercício técnico humano.
QUESTÃO 24: Segundo Aristóteles, o movimento pode ser explicado pelas noções de
matéria e forma e de ato e potência. Enquanto toda substância é constituída
pela forma - principio inteligível pelo qual todo ser é o que é -, a matéria
indiferenciada é pura passividade e possui a forma em potência de. Para passar
da potência para o ato é preciso que um ser já em ato atualize o ser em
potência de. Logo, o movimento é a passagem da potência para o ato, embora seja
preciso examinar os tipos de causa que ocasionam a passagem do ato para a
potência.
Aristóteles
explica esse processo lançando mão de quatro causas, que são:
A) causa material, causa atual, causa formal e causa sensível.
B)
causa substancial, causa atual, causa formal e causa sensível. C) causa material, causa eficiente, causa formal e causa final.
D) causa substancial, causa atual, causa substancial e causa sensível.
E) causa material, causa eficiente, causa formal e causa final.
QUESTÃO 25: No famoso mito da caverna, Platão (428-347 a.C.) imagina uma
caverna onde estão acorrentados os homens desde a infância, de tal forma que,
não podendo se voltar para a entrada, onde há uma fogueira, apenas enxergam o
fundo da caverna. A luz da fogueira projeta, nesse fundo, sombras das coisas
que passam as suas costas. Ora, se um desses homens se libertasse das correntes
e chegasse à luz do dia, voltaria contando aos outros o que são realmente os
verdadeiros objetos. Entretanto, seus companheiros o tomariam por louco, pois
não acreditariam em suas palavras. Esse mito pode ser analisado sob dois pontos
de vista: o epistemológico e o político.
Do
ponto de vista epistemológico, é correto afirmar:
1. Acima do mundo ilusório sensível, há o mundo das ideias gerais e essências imutáveis.
2. O mundo dos fenômenos só existe se participa do mundo das ideias.
3. O homem atinge as essências imutáveis através da contemplação e da depuração dos enganos dos sentidos.
4. A alma humana pode elevar-se das coisas múltiplas e mutáveis às coisas unas e imutáveis.
5. As ideias unas e imutáveis são hierarquizadas e no topo delas está a ideia de Bem.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
b)
Somente as afirmativas 1, 4 e 5 são verdadeiras. c) Todas as afirmativas são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 2, 4 e 5 são verdadeiras.
e) Somente as afirmativas 3, 4 e 5 são verdadeiras.
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