sábado, 15 de junho de 2013

TD DE FILOSOFIA 3º ANO

QUESTÃO 01: Maquiavel não era filósofo, era historiador e consultor político, mas suas ideias geralmente são consideradas não só como marcantes para o nascimento da ciência política, mas também das próprias questões que deram origem à filosofia política moderna e contemporânea, e particularmente no que se refere à natureza do poder, sobre o qual ele afirmou que:

A) o soberanos deve cumprir apenas a vontade do povo, mesmo que isso prejudique a manutenção do poder em suas mãos.

B) A Ética política é uma decorrência direta da moral individual.
C) A razão de Estado, ou os interesses da República, é que devem determinar a atuação do governante.
D) A política está sempre sujeita aos interesses religiosos.

E) O ideal da República e do bem estar dos cidadãos deve estar acima da realidade das circunstâncias, sendo esse ideal o norteador da ação do príncipe.

QUESTÃO 02: Maquiavel em O Príncipe fornece elementos para uma nova ciência política a partir do contexto do renascimento nas cidades europeias. Segundo ele não existe um fundamento anterior ou exterior à política, tais como Deus ou Natureza, mas toda cidade está dividida em dois desejos opostos: os poderosos com o desejo de oprimir e comandar e o povo com o desejo de não ser oprimido.

Nessa perspectiva, do realismo político, Maquiavel defende que:

A) O verdadeiro Príncipe é aquele que sabe tomar e conservar o poder;
B) A finalidade da política é a divisão do povo;
C) Os poderosos são quem devem eleger o Príncipe;
D) O poder deve ser negociado democraticamente com todas as partes;
E) O líder político precisa unir a cidade superando os desejos opostos.

QUESTÃO 03: Assinale a alternativa que apresenta o filósofo que disse que Hume o acordou de seu sonho dogmático, revolucionou a moral da época com suas críticas e muito influenciou a Revolução Francesa 1789, sendo conhecido como principal filósofo do iluminismo.

A) Heidegger;                      B) Schopenhauer;                    C) Kant;                          D) Voltaire;                           E) Marx;

QUESTÃO 04: Hobbes escreveu suas obras sob inspiração das doutrinas do empirismo britânico; sua concepção de Estado, como um grande corpo, o Leviatã, foi sua contribuição mais conhecida para a modernidade; essa contribuição consistiu em:

A) O Estado Leviatã é uma forma inevitável e natural de associação que traz em si mesma a opressão junto com a libertação e a salvação do cidadão.
B) O contrato social que conduz à soberania do Estado só se justifica pela sua origem e sanção divinas.
C) A soberania total do povo na constituição do Estado leva ao poder popular total, ou à verdadeira anarquia.

D) Na conclusão da obra do Leviatã Hobbes defende a tutela da Igreja sobre o Estado.
E) Definir o ser humano como potencial inimigo (lobo) do seu semelhante, obrigando à realização de um contrato social para a mútua sobrevivência.

QUESTÃO 05:  "...não basta ter o espírito bom: o essencial é aplicá-lo bem".

"Toda ciência é um conhecimento certo e evidente; e o que duvida de muitas coisas não é mais sábio do que o que nunca pensou nelas...".

"...entre as disciplinas conhecidas só a aritmética e a geometria estão isentas de todo o engano ou incerteza, vamos examinar com maior cuidado a razão disto, observando que podemos chegar ao conhecimento das coisas por dois caminhos, a saber a experiência e a dedução".


As três passagens acima foram retiradas da obra de um importante pensador moderno, a constar:

A) Galileu Galilei;     B) Emanuel Kant;    C) Nicolau Copérnico;      D) René Descartes;       E) George Berkeley;


QUESTÃO 06: Francis Bacon é um dos filósofos modernos que mais contribuiu para a teoria do conhecimento assumir o lugar central do pensamento moderno. Em sua obra Novum Organum, aprofunda a investigação sobre a capacidade humana para o erro e a verdade. Uma das grandes contribuições de Bacon é sua formulação sobre a teoria da indução, a qual a partir de sua obra ganha uma eficácia e amplitude maior no debate sobre o método nas ciências modernas.


 O principio da INDUÇÂO requer que:

A) Se articule razão com sentimentos e emoções;
B) O estudo priorize o referencial teórico;
C) Todo conhecimento parte da experiência da realidade, a partir da observação direta dos objetos de estudo;
D) O método científico parta do conceito universal;
E) O conhecimento deve partir do universal para chegar ao particular.

QUESTÃO 07: Aquilo que tradicionalmente pode ser definido como Ciência Moderna e que tem vínculos nas propostas de interpretação científica desenvolvida por Galileu Galilei possui, também na filosofia seus expoentes. Respeitadas as particularidades axiomáticas de cada um desses pensadores, marque a única alternativa que não contempla o nome de um representante do período filosófico conhecido como Filosofia Moderna.

A) Francis Bacon;    B) René Descartes;     C) Karl Marx;     D) Isaac Newton;      E) Gottfried Wilhelm Leibniz;

QUESTÃO 08: Emanuel Kant ocupa espaço singular nas discussões sobre o tema "Estética". Abaixo encontram-se algumas apreciações simplificadas envolvendo essa "disciplina". Aponte aquela definição que melhor se encaixa no pensamento kantiano referente ao assunto.

A) Para saber o que há de verdadeiramente belo nesta terra é necessário primeiro fazer o vazio mental e limpar o espírito de tudo o que ele contém de inexato ou de insuficiente.
B) O Belo é o arranjo estrutural de um mundo encarado no seu melhor aspecto. Não se trata tanto de ver os homens como eles são, mas de os ver como deveriam ser.
C) A Beleza é formal, pois somente é belo o que é objeto de prazer universal, isto é, a beleza é um predicado do juízo que o homem junta a um objeto quando este convida para o livre jogo de uma contemplação desinteressada.
D) O Bom é o homem sério que resolve tudo em casa; a Beleza é a sua esposa florescente, o Agradável é o bebê, todo ele sentidos e jogos, o Útil é o criado que contribui com o trabalho manual, o Verdadeiro é o preceptor da família: ele dá a vista ao Bem, a mão ao Útil e apresenta um espelho à Beleza.
E) O Belo não é uma dádiva ao nível da vida. Não existe no mundo terrestre. Está acima e para além do mundo.

QUESTÃO 09: A teoria do conhecimento de Kant revolucionou a concepção da relação entre a mente e a realidade, o que influiu também na sua doutrina sobre outras questões, inclusive a ética; desta podemos dizer que:

A) A moral de Kant não se opõe, antes aperfeiçoa a "moral do coração" de Rousseau.
B) A razão prática, que estabelece e define a moral, está na origem do exercício da liberdade.
C) O imperativo categórico não estabelece o dever, mas é apenas uma das muitas formas da lei moral interior.
D) A consciência individual é algo transcendental, que não tem nada a ver com a descoberta a lei moral universal no indivíduo.
E) A razão que fundamenta a moral não é pura nem universal, antes variável conforme as culturas e sociedades.

QUESTÃO 10: Kant revela na crítica da Razão Pura que a leitura da obra de Hume o despertou de um sono dogmático. A partir de Hume, que questiona sobre os limites e possibilidades do ser humano conhecer a verdade. Kant inaugura uma verdadeira Revolução Copernicana se debruçando sobre o estudo das faculdades humanas voltadas para o conhecimento.

A revolução Copenicana de Kant consiste basicamente em que?

A) Na transição do método dedutivo para a indução;
B) Na investigação sobre as diferenças entre a razão, os sentimentos e as emoções;
C) No estudo sobre a metafísica tradicional;
D) Na investigação transcendental, ou seja, no estudo racional sobre a verdadeira capacidade humana para conhecer;
E) Na crítica sobre os autores da ciência medieval;

QUESTÃO 11: Marx e Engels operaram uma grande virada na filosofia ao dirigir sua atenção para a situação miserável das classes trabalhadoras, e ao fornecer instrumentos intelectuais de análise e interpretação da sociedade, capazes de modificá-la; entre esses instrumentos estão:

A) A aceitação e ampliação do idealismo de Hegel.
B) A definição do indivíduo por si mesmo, pela sua autonomia, e não pelas suas relações sociais.
C) O materialismo dialético, que afirma que sociedades e culturas são determinadas pelas suas condições materiais.
D) A definição da relação entre economia e sociedade, excluindo as forças produtivas da questão do modo de produção.
E) A doutrina da luta de classes como motor secundário da História, subordinado ao plano oculto da natureza.

QUESTÃO 12: O existencialismo foi uma corrente de pensamento que fez do homem efetivamente existente o centro e o núcleo das questões filosóficas, e o ponto de partida para a Ontologia; um dos seus mais conhecidos criadores e pensadores, o francês Jean Paul Sartre,

A) Rejeita toda e qualquer dependência da filosofia de Heidegger.
B) Não aceita a metodologia fenomenológica e prefere um discurso filosófico mais próximo do dramático.
C) Considera que a existência de Deus é a garantia da plena liberdade humana.

D) Define o ser humano como um ser em projeto, inacabado, que se completa nas suas relações de solidariedade com os outros.
E) Argumenta que a essência do ser para si é sua própria existência.

QUESTÃO 13: "Nós temos por testemunho as seguintes verdades: todos os homens são iguais: foram aquinhoados pelo seu Criador com certos direitos inalienáveis e entre esses direitos se encontram o da vida, da liberdade e da busca da felicidade. Os governos são estabelecidos pelos homens para garantir esses direitos, e seu justo poder emana do consentimento dos governados".

Essa passagem retirada de um conhecido documento público reflete principalmente as ideias de um grupo pautado pelo pensamento do:

A) Anarquismo;               B) Comunismo;              C) Socialismo;               D) Liberalismo;             E) Totalitarismo;

QUESTÃO 14: Segundo Husserl, a fenomenologia constitui-se em um novo começo da filosofia a partir da volta às coisas elas mesmas. O projeto de Husserl requer uma atitude radical a partir do retorno ao estudo da consciência, começando pela análise transcendental das estruturas constitutivas desta.

Assim, a consciência, segundo a fenomenologia de Husserl, é:

A) Intencionalidade, pois toda consciência é "consciência dá", que visa alguma coisa, dirige-se para algo;
B) Mera representação da realidade;
C) A alma do ser humano;
D) Uma construção da sociedade para com o indivíduo;
E) O reflexo do corpo humano.

QUESTÃO 15: Habermas figura como um dos filósofos mais discutidos na atualidade através da Teoria da Ação Comunicativa, que busca inspirar uma Nova Teoria Crítica. Ele, enquanto herdeiro da Escola de Frankfurt, dialoga com as perspectivas dialética e fenomenológica, buscando fundamentar a Ética do Discurso na teoria do agir comunicativo. Nessa direção, Habermas nos remete para a necessidade de construir uma nova racionalidade, mais ampla e radicalmente critica, que ele denomina de racionalidade ético-comunicativa.

Nessa perspectiva de Construção da Razão Comunicativa, Habermas concebe que a exigência primeira é:

A) A realização da Époche, colocando toda percepção do mundo natural em suspenso;
B) A mudança do paradigma transitando da filosofia da consciência para o paradigma da linguagem;
C) O resgate da ética cristã, pautada na justiça e igualdade social;

D) Praticar a rivalidade de posições para vencer o argumento mais forte;
E) A disputa de teses contrárias para acirrar os conflitos;

QUESTÃO 16: O mundo atual é uma realidade multiforme e complexa que tem inspirado muitos filósofos a debruçar-se sobre as questões que são colocadas às sociedades, com variedade de posições e criatividade, num leque de opções que pode assim definir-se:

A) Apesar de sua importância as questões ambientais não têm captado a atenção dos filósofos.
B) Em questões políticas a grande maioria dos filósofos atuais defende os regimes fortes e as ditaduras.
C) A globalização contribuiu para dar ao pensamento oriental, nomeadamente às doutrinas tradicionais indianas e chinesas, ascendência dominante sobre a filosofia ocidental.

D) No que se refere à Bioética todos os problemas morais devem ser decididos pelas ciências médicas sem recurso à filosofia.
E) As grandes "escolas" ou tendências doutrinárias do século XX, como neo-escolástica, existencialismo, e marxismo cederam lugar a outras tendências e teorias, mas não desapareceram.

QUESTÃO 17: Segundo os princípios da ética: Direito à Vida, Liberdade e Consciência responsável, o fundamento primeiro para avaliar as práticas morais inerentes à vida em sociedade é a vida. O valor maior de tudo o que temos está no direito à vida digna, que deve ser respeitado incondicionalmente.

Se partirmos desse princípio - a vida - podemos avaliar que as práticas do aborto, eutanásia, eugenia, tráfico de bebês e de órgãos humanos são práticas anti-éticas por que:

A) Vão contra a moral e os princípios cristãos;
B) Produzem a morte de pessoas inocentes e indefesas;
C) Ferem o princípio ético por excelência - do direito à vida digna para todos;
D) Causam graves problemas e injustiças sociais;
E) Alimentam a violência contra a sociedade, principalmente aos mais pobres.

QUESTÃO 18: A teoria da autonomia dos três poderes foi desenvolvida por:

A) Diderot.                B) Voltaire.             C) Montesquieu.                            D) Vico.                    E) Maquiavel.

QUESTÃO 19: Em certos períodos da história da Filosofia e das ciências, chegou-se a pensar num único método que ofereceria os mesmos princípios e as mesmas regras para todos os campos do conhecimento. Assim, tornou-se célebre a seguinte frase "a natureza é um livro escrito em caracteres matemáticos", formulada por:

A) Descartes.                        B) Copérnico.    C) Newton.                            D) Bacon.                            E) Galileu.

QUESTÃO 20: A Teoria do Conhecimento torna-se uma disciplina específica da Filosofia quando aparecem os filósofos modernos no séc. XVII. Isso não significa que antes deles outros filósofos não tenham se preocupado com o conhecimento. Na verdade, o que os modernos trouxeram foi uma mudança de perspectiva, pois eles passaram a considerar o problema do conhecimento como anterior à ontologia e pré-condição ou pré-requisito para a filosofia e as ciências. Essa mudança de perspectiva se deu porque, entre os gregos e os modernos, instala-se o cristianismo e introduzem se distinções que influenciam o mundo ocidental até hoje.

Acerca do tema, considere as seguintes afirmativas:

1. Há a ruptura com a perspectiva grega de uma participação direta e harmoniosa entre nosso intelecto e a verdade, nosso ser e o mundo.
2. Considera-se a distinção entre fé e razão, verdades racionais, matéria e espírito, corpo e alma.
3. Tem-se a afirmação do erro e da ilusão como partes da natureza humana em decorrência do caráter pervertido de nossa vontade, após o pecado original.
4. Aceita-se que a fé ilumina nosso intelecto embora não guie nossa vontade nem permita que nossa razão chegue ao conhecimento do está ao seu alcance.

Assinale a alternativa correta.


A) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
B) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
C) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
D) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
E) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

QUESTÃO 21: A percepção é um conceito filosófico bastante utilizado em nossos dias. Ela envolve a personalidade das pessoas, sua história pessoal, sua afetividade, seus desejos e paixões. É uma maneira fundamental de os seres humanos estarem no mundo, percebendo-o qualitativamente, afetivamente e valorativamente. Portanto, ela é uma maneira de se estar aberto ao mundo, tendo dele idéias sensíveis ou significações perceptivas.

Assinale a alternativa que apresenta três teorias que valorizam o papel da percepção.

A) As teorias empiristas, as racionalistas intelectualistas e a fenomenológica do conhecimento.
B) As teorias racionalistas, as funcionalistas e as idealistas.
C) As teorias racionalistas, as sensualistas e as idealistas.
D) As teorias empiristas, as funcionalistas e a fenomenológica.
E) As teorias empiristas, as racionalistas intelectualistas e as idealistas.

QUESTÃO 22: A palavra empirismo vem do grego empeiria, que significa experiência. Os empiristas, ao contrário dos racionalistas, enfatizam o papel da experiência no processo do conhecimento. Francis Bacon (1561-1626), influenciado pelo espírito da nova ciência, procurava não um saber contemplativo ou desinteressado, que não tivesse um fim em si, mas sim um saber instrumental, que possibilitasse a dominação da natureza.

 Seu lema era:

A) Querer é conhecer.
B) Tem que se ver para se crer.
C) Perceber é dominar.
D) Saber é poder.
E) Educar é observar.

QUESTÃO 23: Considere a frase: "O homem é a medida de todas as coisas".

Quem foi seu autor e o que significa?

A) O autor foi Protágoras e significa que, sendo o logos divino, todo conhecimento humano é relativo.
B) O autor foi Protágoras e significa, na verdade, uma exaltação da capacidade humana de construir a  verdade.
C) O autor foi Górgias e significa que o logos não era divino, mas decorrência do exercício técnico humano.
D) O autor foi Górgias e significa que todo conhecimento é relativo e exercício técnico humano.
E) O autor foi Górgias e significa que o logos não era divino nem exercício técnico humano.

QUESTÃO 24: Segundo Aristóteles, o movimento pode ser explicado pelas noções de matéria e forma e de ato e potência. Enquanto toda substância é constituída pela forma - principio inteligível pelo qual todo ser é o que é -, a matéria indiferenciada é pura passividade e possui a forma em potência de. Para passar da potência para o ato é preciso que um ser já em ato atualize o ser em potência de. Logo, o movimento é a passagem da potência para o ato, embora seja preciso examinar os tipos de causa que ocasionam a passagem do ato para a potência.

Aristóteles explica esse processo lançando mão de quatro causas, que são:

A) causa material, causa atual, causa formal e causa sensível.
B) causa substancial, causa atual, causa formal e causa sensível.
C) causa material, causa eficiente, causa formal e causa final.
D) causa substancial, causa atual, causa substancial e causa sensível.
E) causa material, causa eficiente, causa formal e causa final.

QUESTÃO 25: No famoso mito da caverna, Platão (428-347 a.C.) imagina uma caverna onde estão acorrentados os homens desde a infância, de tal forma que, não podendo se voltar para a entrada, onde há uma fogueira, apenas enxergam o fundo da caverna. A luz da fogueira projeta, nesse fundo, sombras das coisas que passam as suas costas. Ora, se um desses homens se libertasse das correntes e chegasse à luz do dia, voltaria contando aos outros o que são realmente os verdadeiros objetos. Entretanto, seus companheiros o tomariam por louco, pois não acreditariam em suas palavras. Esse mito pode ser analisado sob dois pontos de vista: o epistemológico e o político.

Do ponto de vista epistemológico, é correto afirmar:

1. Acima do mundo ilusório sensível, há o mundo das ideias gerais e essências imutáveis.

2. O mundo dos fenômenos só existe se participa do mundo das ideias.
3. O homem atinge as essências imutáveis através da contemplação e da depuração dos enganos dos sentidos.
4. A alma humana pode elevar-se das coisas múltiplas e mutáveis às coisas unas e imutáveis.
5. As ideias unas e imutáveis são hierarquizadas e no topo delas está a ideia de Bem.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas 1, 4 e 5 são verdadeiras.
c) Todas as afirmativas são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 2, 4 e 5 são verdadeiras.
e) Somente as afirmativas 3, 4 e 5 são verdadeiras.


 
GABARITO DE FILOSOFIA 3º AN0

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TD DE SOCIOLOGIA 3º ANO


 TD DE SOCIOLOGIA  3º ANO

 QUESTÃO 01: Escrito há quase duzentos anos, por Karl Marx e Friedrich Engels, o Manifesto Comunista denunciava as desigualdades sociais vividas pelos homens na sociedade capitalista.

 Leia trecho dessa obra, reproduzido a seguir, e assinale o que for correto sobre o desenvolvimento econômico. 

 “A sociedade burguesa moderna, que brotou das ruínas da sociedade feudal, não aboliu os antagonismos das classes. Estabeleceu novas classes, novas condições de opressão, novas formas de luta no lugar das antigas [...] A manufatura já não era suficiente. Em consequência disso, o vapor e as máquinas revolucionaram a produção industrial. O lugar da manufatura foi tomado pela indústria gigantesca moderna, o lugar da classe média industrial, pelos milionários da indústria, líderes de todo o exército industrial, os burgueses modernos” 

 MARX, Karl & ENGELS, Friedrich. O Manifesto do Partido Comunista. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998. 
 
I- A passagem da manufatura para indústria gerou um processo de modificação do espaço natural que foi bastante equilibrado, sem prejuízos ao meio ambiente. 
II - O trecho acima se refere ao contexto de formação da sociedade capitalista e à composição dos antagonismos de classe, os quais opõem proprietários dos meios de produção e proprietários da força de trabalho. 
III - As relações estabelecidas pelas classes sociais na sociedade burguesa moderna são pautadas pela cooperação, a qual conduz ao desenvolvimento econômico gerador de melhor condição de vida para todos.
IV - As relações de troca se revolucionaram em virtude de o crescimento da burguesia moderna ter ocorrido na mesma proporção do crescimento da produção industrial. 
V - O desenvolvimento da indústria está assentado no emprego do trabalho humano, o único detentor de conhecimento para alterar a matéria-prima, a partir do uso de instrumentos que ele mesmo produz. 

 Estão corretas:

 a) II, IV, V;                             b) I, II, V;                                c) III, IV, V;                            d) I, IV, V;                    e) I, II, III;

 QUESTÃO 02: Segundo Durkheim, o crime é um fato social presente em toda sociedade. Para o autor, nem todo crime é anômico, mas apenas aquele que corresponde a uma crise de coesão social. 

 A partir do exposto acima, assinale a alternativa correta sobre o significado de anomia social em Durkheim. 

 a) Ocorre quando há, nas sociedades modernas, com seus intensos processos de mudança, uma situação em que o conjunto de regras, valores e procedimentos são reconhecidos por todos os indivíduos, levando ao desenvolvimento da sociedade. 
b) Conceito que descreve os sentimentos de falta de objetivos e de desespero provocados pelo processo de mudanças do mundo moderno, os quais resultam na perda da influência das normas sociais sobre o comportamento individual. 
c) Conceito que descreve a ocorrência, nas sociedades modernas, com seus intensos processos de mudança, de um estado de complementaridade e interdependência entre os indivíduos, o que leva a uma menor divisão do trabalho social e ao fortalecimento das instituições sociais. 
d) Ocorre quando os sentimentos de falta de objetivos e de desespero provocados pelo processo de mudanças do mundo moderno resultam no fortalecimento da coesão social e da influência das normas sociais sobre o comportamento individual. 

QUESTÃO 03: A tirinha de Quino acima ilustra a concepção de fato social, segundo Durkheim. Para o autor, é característica do fato social 

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a) ser geral e igual em todas as sociedades. 
b) dar liberdade ao indivíduo, em uma dada sociedade, de praticar ações e atitudes ligadas ao seu senso crítico. 
c) ser particular de cada indivíduo, sem interferência do grupo social no qual está inserido. 
d) exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior. 
e) escutar e aceitar a opinião dos outros em toda sociedade.

QUESTÃO 04: Os documentos de identificação individual podem ser analisados sob a perspectiva dos estudos weberianos a respeito da sociedade moderna. 
 

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhTUwQkdzpLmSjx7pBWxQw2mheoF3A6GoyOkhLT52khf27yP8S8-9w-dk9FBZau2bLKx8l6f9DjjTwa5qLlg8FD2ivRuWVOHMMM885WpsLHQmUKlAz69i-JCgn8OzL46pml6u1kEF83476O/s1600/Homens.bmp

Sobre essa análise, assinale a alternativa correta. 

 
a) A ação racional com relação a valores é o tipo conceitual que explica o uso do CPF, uma vez que se refere às riquezas do indivíduo. 
b) A adoção de documentos de identificação pessoal corresponde aos interesses dos indivíduos pelo prestígio social. 
c) A identificação pelo CPF é um exemplo de imitação e de ação condicionada pelas massas, fenômenos comuns na sociedade moderna. 
d) CPF e documentos pessoais fortalecem o processo de desburocratização das estruturas racionais de dominação. 
e) O uso do CPF é uma ação dotada de sentido, isto é, compreensível pelos demais indivíduos envolvidos na situação. 

QUESTÃO 05: Segundo Zygmunt Bauman, a Sociologia é constituída por um conjunto considerável de conhecimentos acumulados ao longo da história. Pode-se dizer que a sua identidade forma-se na distinção com o chamado senso comum.

Considerando que a Sociologia estabelece diferenças com o senso comum e estabelece uma fronteira entre o pensamento formal e o senso comum, é correto afirmar que:

a) a Sociologia se distingue do senso comum por fazer afirmações corroboradas por evidências não verificáveis, baseadas em ideias não previstas e não testadas.
b) o pensar sociologicamente caracteriza-se pela descrença na ciência e pouca fidedignidade de seus argumentos. O senso comum, ao contrario, evita explicações imediatas ao conservar o rigor científico dos fenômenos sociais.
c) pensar sociologicamente é não ultrapassar o nível de nossas preocupações diárias e expressões cotidianas, enquanto o senso comum preocupa-se com a historicidade dos fenômenos sociais.
d) o pensamento sociológico se distingue do senso comum na explicação de alguns eventos e circunstâncias, ou seja, enquanto o senso comum se preocupa em analisar e cruzar diversos conhecimentos, a Sociologia se preocupa apenas com as visões particulares do mundo.
e) um dos papéis centrais desempenhados pela Sociologia é a desnaturalização das concepções ou explicações dos fenômenos sociais, conservando o rigor original exigido no campo cientifico.

QUESTÃO 06: Nas Ciências Sociais, particularmente na Ciência Política, definir o Estado sempre foi uma tarefa prioritária. As tentativas nesta direção fizeram com que vários intelectuais vissem o Estado de formas diferentes, com naturezas diferentes. Numa palestra intitulada Política como vocação, Max Weber nos adverte, por exemplo, que o Estado pode ser entendido como uma relação de homens dominando homens. No trecho da canção d´O Rappa, Tribunal de Rua, dominação é o que se percebe, também, na relação entre cidadãos e policiais (braço armado do Estado). 

A viatura foi chegando devagar 
E de repente, de repente resolveu me parar 
Um dos caras saiu de lá de dentro 
Já dizendo, aí compadre, você perdeu 
Se eu tiver que procurar você tá fodido 
Acho melhor você ir deixando esse flagrante comigo [...]. 

O Rappa. Lado A Lado B. Warner, 1999. 

A partir da perspectiva weberiana, relacionada ao trecho da canção acima, evidencia-se que a dominação do Estado:

a) é exercida pela autoridade legal reconhecida, daí caracterizar-se fundamentalmente como dominação racional legal. 
b) é estabelecida por meio da violência prioritariamente exercida contra grupos e classes excluídos social e economicamente. 
c) ocorre a partir da imposição da razão de Estado, ainda que contra as vontades dos cidadãos que, normalmente, àquela resistem. 
d) a exemplo da dominação de outras instituições, opera de forma genérica, exterior e coercitiva. 

QUESTÃO 07: Os sociólogos Karl Marx e Marx Weber se detiveram na análise da modernidade europeia, embora com métodos diferentes. Assinale como verdadeira a afirmativa que corresponde às analises de Max Weber sobre a sociedade. 

a) A vida moderna estimula a formação de um indivíduo calculista, racional e impessoal, refletindo a tendência da exploração dos trabalhadores e da transformação do trabalho em mercadoria. 
b) A dimensão cultural é fundamental para compreender a modernidade, pois o capital e seu acúmulo são tidos como um dever moral que deve ser perseguido de forma racional e disciplinada. 
c) A divisão social é um fenômeno da modernidade e sua função moral é integrar funções diferentes e complementares que, de outra forma, causariam a perda dos laços comunitários. 
d) A ação social, na sociedade moderna, é motivada apenas por interesses econômicos, porque os meios para produzir estão concentrados nas mãos de apenas uma classe social. 
e) A expansão da produção capitalista teve como base a separação entre trabalhadores e os meios de produção, assim como a disseminação da propriedade privada. 

QUESTÃO 08: Há cerca de 2000 anos, os sítios superficiais e sem cerâmica dos caçadores antigos foram substituídos por conjuntos que evidenciam uma forte mudança na tecnologia e nos hábitos. Ao mesmo tempo que aparecem a cerâmica chamada itararé (no Paraná) ou taquara (no Rio Grande do Sul) e o consumo de vegetais cultivados, encontram-se novas estruturas de habitações. 

André Prous. O Brasil antes dos brasileiros. A pré-história do nosso país. Rio de Janeiro: Zahar, 2007. . 
 
O texto associa o desenvolvimento da agricultura com o da cerâmica entre os habitantes do atual território do Brasil, há 2000 anos. Isso se deve ao fato de que a agricultura:


a) favoreceu a ampliação das trocas comerciais com povos andinos, que dominavam as técnicas de produção de cerâmica e as transmitiram aos povos guarani. 
b) possibilitou que os povos que a praticavam se tornassem sedentários e pudessem armazenar alimentos, criando a necessidade de fabricação de recipientes para guardá-los. 
c) proliferou, sobretudo, entre os povos dos sambaquis, que conciliaram a produção de objetos de cerâmica com a utilização de conchas e ossos na elaboração de armas e ferramentas. 
d) difundiu-se, originalmente, na ilha de Fernando de Noronha, região de caça e coleta restritas, o que forçava as populações locais a desenvolver o cultivo de alimentos. 
e) era praticada, prioritariamente, por grupos que viviam nas áreas litorâneas e que estavam, portanto, mais sujeitos a influências culturais de povos residentes fora da América. 

QUESTÃO 09: Entre os nômades, o trabalho não tem o mesmo valor que nas sociedades agrárias. Os índios Ianomâmi, da Amazônia, desenvolvem suas atividades, em média, três horas por dia e não valorizam o trabalho nem o progresso tecnológico. Os Guaiaqui, caçadores nômades da floresta paraguaia, passam, pelo menos, metade do dia em completa ociosidade.

Quanto ao desenvolvimento social, do pensar e do fazer dos primeiros humanos, é correto afirmar que a:

a) produção de novas ferramentas de pedra polida foi a transformação mais importante ocorrida nesse período. 
b) fabricação de ferramentas e a utilização do fogo evidenciam que a sobrevivência humana não está diretamente relacionada à adaptação cultural do homem. 
c) abundância de recursos animais e vegetais promoveu a sedentarização do homem. 
d) capacidade de conseguir mais alimentos deu ao homem menor controle sobre o meio ambiente. 
e) troca da caça e da coleta pela agricultura ocorreu de maneira súbita. 

QUESTÃO 10: As pinturas rupestres são evidências materiais do desenvolvimento intelectual dos seres humanos. Embora tradicionalmente estudadas pela Arqueologia, elas ajudaram a redefinir a concepção de que a História se inicia com a escrita, pois:


a) funcionam como códices velados de uma comunidade à espera de decifração. 
b) expressam uma concepção de tempo marcada pela cronologia. 
c) indicam o predomínio da técnica sobre as forças da natureza. 
d) atestam as relações entre registros gráficos e mitos de origem. 
e) registram a supremacia do indivíduo sobre os membros de seu grupo. 

QUESTÃO 11: Tradicionalmente, podemos definir a pré-história como o período anterior ao aparecimento da escrita. Portanto, esse período é anterior há 4000 a.C, pois foi por volta desta época que os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme.

Com base nesse entendimento, qual a alternativa que apresenta características das atividades do homem na fase paleolítica? 

 a) Os homens aprenderam a polir a pedra. A partir de então, conseguiram produzir instrumentos (lâminas de corte, machados, serras com dentes de pedra mais eficientes e mais bem acabados. 
b) Os homens descobriram uma forma nova de obter alimentos: a agricultura, que os obrigou a conservar e cozinhar os cereais. 
c) Semeando a terra, criando gado, produzindo o próprio alimento, os homens não tinham mais por que mudar constantemente de lugar e tornaram-se sedentários. 
d) Os homens conheciam uma economia comercial e já praticavam os juros. 
e) Os homens ainda não produziam seus alimentos, não plantavam e nem criavam animais. Em verdade, eles coletavam frutos, grãos e raízes, pescavam e caçavam animais. 

QUESTÃO 12: A denominação "Revolução Neolítica", cunhada nos anos 60 pelo arqueólogo Gordon Childe, refere-se a uma série de intensas transformações.

Entre essas mudanças, é correto citar 

a) a criação do poder político centralizado associado ao domínio do poder religioso. 
b) o desenvolvimento de conglomerados urbanos baseados no trabalho escravo. 
c) a instituição privada das terras, com o cultivo de cereais e a criação de animais. 
d) o surgimento da divisão natural do trabalho, com a atribuição de papel produtivo relevante à mulher. 
e) a transição da economia de subsistência para uma economia industrial. 

QUESTÃO 13: Pré-História do Brasil compreende a existência de uma crescente variedade linguística, cultural e étnica, que acompanhou o crescimento demográfico das primeiras levas constituídas por poucas pessoas (...) que chegaram à região até alcançar muitos milhões de habitantes na época da chegada da frota de Cabral. (...) não houve apenas um processo histórico, mas numerosos, distintos entre si, com múltiplas continuidades e descontinuidades, tantas quanto as etnias que se formaram constituindo ao longo dos últimos 30, 40, 50, 60 ou 70 mil longos anos de ocupação humana das Américas. 

(Pedro Paulo Funari e Francisco Silva Noeli. "Pré-História do Brasil", 2002.) 

 Considerando o texto, é correto afirmar que:

a) as populações indígenas brasileiras são de origem histórica diversa e, da perspectiva linguística, étnica e cultural, se constituíram como sociedades distintas. 
b) uma única leva imigratória humana chegou à América há 70 mil anos e dela descendem as populações indígenas brasileiras atuais. 
c) a concepção dos autores em relação à Pré-História do Brasil sustenta-se na ideia da construção de uma experiência evolutiva e linear. 
d) os autores descrevem o processo histórico das populações indígenas brasileiras como uma trajetória fundada na ideia de crescente progresso cultural. 
e) na época de Cabral, as populações indígenas brasileiras eram numerosas e estavam em um estágio evolutivo igual ao da Pré-História europeia. 

QUESTÃO 14: Texto 1: "Em todo o mundo, a leste e a oeste, as populações começaram a trocar a dependência às hordas de grandes animais "muitas das quais em rápido declínio" pela exploração de animais menores e de plantas. [...] Onde as condições fossem particularmente adequadas [...], as peças do quebra-cabeça da domesticação se acomodaram e os coletores transformaram-se em agricultores." 

CROSBY, Alfred W. "Imperialismo ecológico". São Paulo: Companhia das Letras, 1993. 

Texto 2: "Os historiadores acostumaram-se a separar a coleta e a agricultura como se fossem duas etapas da evolução humana bastante diferentes e a supor que a passagem de uma à outra tivesse sido uma mudança repentina e revolucionária. Hoje, contudo, admite-se que essa transição aconteceu de maneira gradual e combinada. Da etapa em que o homem era inteiramente um caçador-coletor passou-se para outra em que começava a executar atividades de cultivo de plantas silvestres [...] e de manipulação dos animais [...]. Mas tudo isso era feito como uma atividade complementar da coleta e da caça." 

VICENTINO, Cláudio. História para o ensino médio: história geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2005. 

Os textos analisam:

a) o final do Período Neolítico e se posicionam de forma convergente quanto ao papel revolucionário desempenhado pela agricultura e pela domesticação dos animais. 
b) o início do Período Neolítico e divergem entre si a respeito da existência da Revolução Neolítica, pois enquanto um indica uma transformação radical, o outro destaca a simultaneidade da caça, coleta e agricultura. 
c) o início do Paleolítico Inferior e são contraditórios entre si, no que se relaciona aos efeitos da agricultura, dentre eles a sedentarização humana. 
d) o final do Paleolítico Superior, no momento em que ocorreu a Revolução Agrícola, ambos afirmando que a caça e a coleta foram suprimidas pela agricultura. 
e) a Transição Mesolítica, e concordam que, com o cultivo das plantas e a criação de animais, ocorreu a suspensão das atividades de caça e coleta, provocando a Revolução Neolítica.

QUESTÃO 15: Pode-se afirmar que a Sociologia contemporânea herdou as contribuições de autores considerados clássicos do pensamento sociológico a partir dos quais desenvolveram-se correntes teóricas distintas. Foram eles:

a) Émile Durkheim, Theodor Adorno e Max Weber.
b) Karl Marx, Max Weber e Karl Manheim.
c) Max Weber, Karl Marx e Émile Durkheim.
d) Émile Durkheim, Max Weber e Herbert Spencer.
e) Karl Marx, Émile Durkheim e Talcott Parsons.

QUESTÃO 16: Considerando-se as grandes mudanças que ocorreram na história da humanidade, aquelas que aconteceram no século XVIII — e que se estenderam no século XIX — só foram superadas pelas grandes transformações do final do século XX. As mudanças provocadas pela revolução científico-tecnológica, que denominamos Revolução Industrial, marcaram profundamente a organização social, alterando-a por completo, criando novas formas de organização e causando modificações culturais duradouras, que perduram até os dias atuais.

                           DIAS, Reinaldo. Introdução à sociologia. São Paulo: Persons Prentice Hall, 2004.

Sobre o surgimento da Sociologia e as mudanças ocorridas na modernidade, é correto afirmar:


a) A intensificação da economia agrária em larga escala nas metrópoles gerou o êxodo para o campo.
b) O aparecimento das fábricas e o seu desenvolvimento levou ao crescimento das cidades rurais.
c) O aumento do trabalho humano nas fábricas ocasionou a diminuição da divisão do trabalho.
d) A agricultura familiar desse período foi o objeto de estudo que fez surgir as ciências sociais.
e) A antiga forma de ver o mundo não podia mais solucionar os novos problemas sociais.

QUESTÃO 17: Podemos conceituar a Sociologia como a ciência que estuda as relações sociais e as formas de associação, considerando as interações que ocorrem na vida em sociedade. No entanto, só passou a ser conside¬rada ciência quando um determinado autor passou a formular os primeiros conceitos e demonstrou que os fatos sociais têm características próprias.

Qual foi esse autor?

a) Karl Marx.
b) Max Weber.
c) Émile Durkheim.
d) Augusto Comte.
e) Jean Jacques Rousseau

QUESTÃO 18: “À medida que se foi estendendo a influência da concepção de vida puritana – e isto, naturalmente, é muito mais importante do que o simples fomento da acumulação de capital – ela favoreceu o desenvolvimento de uma vida econômica racional e burguesa. Era a sua mais importante, e, antes de mais nada, a sua única orientação consistente, nisto tendo sido o berço do moderno “homem econômico”.

(Marx Weber, A Ética protestante e o espírito do capitalismo. 1967:125)

De acordo com o texto, Max Weber está apontando para o “desenvolvimento de uma vida econômica racional e burguesa” e o desenvolvimento do capitalismo a partir da influência da:
 
a) economia e sociedade.
b) ética protestante.
c) liderança carismática.
d) ética liberal.
e) teoria da ação social.
 
QUESTÃO 19: Os discursos ou as teorias científicas são desenvolvidos através de um conjunto de técnicas e de experimentos no intuito de compreender ou resolver um problema anteriormente apresentado. As Ciências Sociais, por exemplo, possuem entre as suas diferentes missões o objetivo de investigar os problemas sociais que vivenciamos durante o nosso cotidiano.

Levando isso em consideração, qual das respostas abaixo é a correta?

a) O senso comum corresponde à popularização e à massificação das descobertas científicas após uma ampla divulgação.
b) O senso comum corresponde aos conhecimentos produzidos individualmente e que ainda não passaram por uma validação científica.
c) O senso comum pode ser considerado um sinônimo da ignorância da população e uma justificativa para o atraso econômico.
d) O senso comum corresponde a um conhecimento não científico utilizado como solução para os problemas cotidianos, geralmente ele é pouco elaborado e sem um conhecimento profundo.
e) O senso comum e o conhecimento científico correspondem a duas formas de entendimento excludentes e possuidoras de fronteiras intransponíveis.

QUESTÃO 20: A elaboração e a realização do projeto de pesquisa em Ciências Sociais, particularmente na Sociologia:

a) é o mais barato e mais prático meio de se conhecer a realidade social.
b) é o meio mais eficaz e científico de se conhecer a realidade social.
c) é o meio mais adequado para se reconhecer o outro.
d) é o melhor meio para se conhecer e controlar grupos sociais antagônicos.
e) é o melhor e mais caro processo de constituição de mecanismos sociais de segregação social.

QUESTÃO 21: Avalie as afirmativas a seguir acerca dos meios de comunicação.

I – A televisão é o segundo meio de comunicação de massa mais difundido no Brasil, perdendo apenas para a mídia escrita.
II – A pobreza é um dos limitadores do acesso aos meios de comunicação.
III – Segundo estudiosos dos meios de comunicação, as propagandas e demais programas culturais transmitidos são desconsiderados como objetos de consumo, mas apenas meios para se fomentar o consumo de bens de mercado.

 ASSINALE A OPÇÃO CORRETA:

 a) todas as afirmativas estiverem incorretas.
b) apenas II estiver correta.
c) apenas II e III estiverem corretas.
d) apenas I e III estiverem corretas.
e) apenas I e II estiverem corretas.
 
QUESTÃO 22: O misterioso da forma da mercadoria reside no fato de que ela reflete aos homens as características sociais do seu próprio trabalho, como características objetivas dos próprios produtos do trabalho e, ao mesmo tempo, também da relação social dos produtores com o trabalho total como uma relação social existente fora deles, entre objetos.

MARX, Karl. O Capital. São Paulo: Nova Cultural, 1988. 

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar que, para Marx:

a) As mercadorias, por serem objetos, são destituídas de qualquer vinculação com os seus produtores.
b) As mercadorias materializam a harmonia presente na realização do trabalho alienado.
c) Os trabalhadores, independentemente da maneira como produzem a mercadoria, são alijados do processo de produção.
d) As mercadorias constituem-se em um elemento pacificador das relações entre patrões e trabalhadores.
e) A mercadoria, no contexto do modo capitalista de produção, possui caráter fetichista, refletindo os aspectos sociais do trabalho.

QUESTÃO 23: Um dos conceitos mais importantes da obra de Karl Marx é o de ideologia.

Em relação a ele, é correto afirmar que:
 
a) a ideologia seria a representação fiel da realidade, por estar intimamente vinculada às condições sociais de produção;
b) a divisão entre o trabalho manual e intelectual levou ao fim da ideologia;
c) a ideologia, quando promovida pelos intelectuais, seria algo abstrato, pois se partia das ideias e não da prática, da vida real;
d) a ideologia era um elemento que possibilitaria o fim da luta de classes e o surgimento do socialismo;
e) o processo histórico seria determinado pela ideologia, que teria por base a formação econômica, política e social das sociedades humanas.

QUESTÃO 24: Quanto ao conceito de indústria cultural, é correto afirmar que:

I – A indústria cultural produz bens culturais como mercadorias.
II – O objetivo da indústria cultural é estimular a capacidade crítica dos indivíduos.
III – A indústria cultural cria a ilusão de felicidade no presente e elimina a dimensão crítica.
IV – A indústria cultural ocupa o espaço de lazer do trabalhador sem lhe dar tempo para pensar sobre as condições de exploração em que vive.

Assinale a alternativa correta:

a) II, III e IV estão corretas.
b) I, II e III estão corretas.
c) I, III e IV estão corretas.
d) I, II e IV estão corretas.
e) II e III estão corretas.

QUESTÃO 25: Considere a citação abaixo e, a seguir, marque a alternativa correta acerca da concepção materialista da história formulada por Karl Marx. 

"... na produção social de sua existência, os homens estabelecem relações determinadas, necessárias, independentes da sua vontade, relações de produção que correspondem a um determinado grau de desenvolvimento das forças produtivas materiais. O conjunto dessas relações de produção constitui a estrutura econômica da sociedade, a base concreta sobre a qual se eleva uma superestrutura jurídica e política e à qual correspondem determinadas formas de consciência social. O modo de produção da vida material condiciona o desenvolvimento da vida social, política e intelectual em geral. Não é a consciência dos homens que determina o seu ser; é o seu ser social que, inversamente, determina a sua consciência."

                         MARX, Karl. Contribuição para a crítica da economia política. Lisboa: Estampa, 1973. 

 a) Marx expressa, também nessa passagem, sua concepção determinista e finalista, segundo a qual o conjunto das relações sociais reduz-se ao âmbito da produção econômica. 
b) Marx afirma que a moral, os sistemas políticos, os princípios jurídicos e as ideologias não têm vida própria diante do modo pelo qual os homens produzem e reproduzem a existência. 
c) Marx nega todo e qualquer papel ativo na história à consciência, sendo esta, antes, um mero reflexo da esfera da produção material. 
d) Marx sustenta que o ser social que pensa, que atua politicamente e que representa o seu espaço reproduz simplesmente as condições históricas vigentes, independente de sua classe social.


GABARITO DO TD DE SOCIOLOGIA  3º ANO

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