TD DE SOCIOLOGIA 3º ANO
I-
A passagem da manufatura para indústria gerou um processo de modificação do
espaço natural que foi bastante equilibrado, sem prejuízos ao meio
ambiente.
II
- O trecho acima se refere ao contexto de formação da sociedade capitalista e à
composição dos antagonismos de classe, os quais opõem proprietários dos meios
de produção e proprietários da força de trabalho. III - As relações estabelecidas pelas classes sociais na sociedade burguesa moderna são pautadas pela cooperação, a qual conduz ao desenvolvimento econômico gerador de melhor condição de vida para todos.
IV - As relações de troca se revolucionaram em virtude de o crescimento da burguesia moderna ter ocorrido na mesma proporção do crescimento da produção industrial.
V - O desenvolvimento da indústria está assentado no emprego do trabalho humano, o único detentor de conhecimento para alterar a matéria-prima, a partir do uso de instrumentos que ele mesmo produz.
c) Conceito que descreve a ocorrência, nas sociedades modernas, com seus intensos processos de mudança, de um estado de complementaridade e interdependência entre os indivíduos, o que leva a uma menor divisão do trabalho social e ao fortalecimento das instituições sociais.
d) Ocorre quando os sentimentos de falta de objetivos e de desespero provocados pelo processo de mudanças do mundo moderno resultam no fortalecimento da coesão social e da influência das normas sociais sobre o comportamento individual.
QUESTÃO 03: A tirinha de Quino acima ilustra a concepção de fato social, segundo Durkheim. Para o autor, é característica do fato social
a)
ser geral e igual em todas as sociedades.
b)
dar liberdade ao indivíduo, em uma dada sociedade, de praticar ações e atitudes
ligadas ao seu senso crítico. c) ser particular de cada indivíduo, sem interferência do grupo social no qual está inserido.
d) exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior.
e) escutar e aceitar a opinião dos outros em toda sociedade.
QUESTÃO 04: Os documentos de identificação
individual podem ser analisados sob a perspectiva dos estudos weberianos a
respeito da sociedade moderna.
Sobre essa análise, assinale a alternativa
correta.
b) A adoção de documentos de identificação pessoal corresponde aos interesses dos indivíduos pelo prestígio social.
c) A identificação pelo CPF é um exemplo de imitação e de ação condicionada pelas massas, fenômenos comuns na sociedade moderna.
d) CPF e documentos pessoais fortalecem o processo de desburocratização das estruturas racionais de dominação.
e) O uso do CPF é uma ação dotada de sentido, isto é, compreensível pelos demais indivíduos envolvidos na situação.
QUESTÃO 05: Segundo
Zygmunt Bauman, a Sociologia é constituída por um conjunto considerável de
conhecimentos acumulados ao longo da história. Pode-se dizer que a sua
identidade forma-se na distinção com o chamado senso comum.
Considerando que a Sociologia estabelece diferenças com o
senso comum e estabelece uma fronteira entre o pensamento formal e o senso
comum, é correto afirmar que:
a) a Sociologia se distingue do senso comum por fazer
afirmações corroboradas por evidências não verificáveis, baseadas em ideias não
previstas e não testadas.
b) o pensar sociologicamente caracteriza-se pela descrença
na ciência e pouca fidedignidade de seus argumentos. O senso comum, ao
contrario, evita explicações imediatas ao conservar o rigor científico dos
fenômenos sociais. c) pensar sociologicamente é não ultrapassar o nível de nossas preocupações diárias e expressões cotidianas, enquanto o senso comum preocupa-se com a historicidade dos fenômenos sociais.
d) o pensamento sociológico se distingue do senso comum na explicação de alguns eventos e circunstâncias, ou seja, enquanto o senso comum se preocupa em analisar e cruzar diversos conhecimentos, a Sociologia se preocupa apenas com as visões particulares do mundo.
e) um dos papéis centrais desempenhados pela Sociologia é a desnaturalização das concepções ou explicações dos fenômenos sociais, conservando o rigor original exigido no campo cientifico.
QUESTÃO 06: Nas Ciências Sociais, particularmente na
Ciência Política, definir o Estado sempre foi uma tarefa prioritária. As
tentativas nesta direção fizeram com que vários intelectuais vissem o Estado de
formas diferentes, com naturezas diferentes. Numa palestra intitulada Política
como vocação, Max Weber nos adverte, por exemplo, que o Estado pode ser
entendido como uma relação de homens dominando homens. No trecho da canção d´O
Rappa, Tribunal de Rua, dominação é o que se percebe, também, na relação entre
cidadãos e policiais (braço armado do Estado).
A viatura foi chegando devagar
E de repente, de repente resolveu me parar
Um dos caras saiu de lá de dentro
Já dizendo, aí compadre, você perdeu
Se eu tiver que procurar você tá fodido
Acho melhor você ir deixando esse flagrante comigo [...].
O Rappa. Lado A Lado B. Warner, 1999.
A partir da
perspectiva weberiana, relacionada ao trecho da canção acima, evidencia-se que
a dominação do Estado:
a) é exercida pela
autoridade legal reconhecida, daí caracterizar-se fundamentalmente como
dominação racional legal.
b) é estabelecida por meio da violência
prioritariamente exercida contra grupos e classes excluídos social e
economicamente. c) ocorre a partir da imposição da razão de Estado, ainda que contra as vontades dos cidadãos que, normalmente, àquela resistem.
d) a exemplo da dominação de outras instituições, opera de forma genérica, exterior e coercitiva.
QUESTÃO 07: Os
sociólogos Karl Marx e Marx Weber se detiveram na análise da modernidade
europeia, embora com métodos diferentes. Assinale como verdadeira a afirmativa
que corresponde às analises de Max Weber sobre a sociedade.
a) A vida moderna estimula a formação de um
indivíduo calculista, racional e impessoal, refletindo a tendência da
exploração dos trabalhadores e da transformação do trabalho em
mercadoria.
b) A dimensão
cultural é fundamental para compreender a modernidade, pois o capital e seu
acúmulo são tidos como um dever moral que deve ser perseguido de forma racional
e disciplinada. c) A divisão social é um fenômeno da modernidade e sua função moral é integrar funções diferentes e complementares que, de outra forma, causariam a perda dos laços comunitários.
d) A ação social, na sociedade moderna, é motivada apenas por interesses econômicos, porque os meios para produzir estão concentrados nas mãos de apenas uma classe social.
e) A expansão da produção capitalista teve como base a separação entre trabalhadores e os meios de produção, assim como a disseminação da propriedade privada.
QUESTÃO 08: Há cerca de 2000 anos, os sítios
superficiais e sem cerâmica dos caçadores antigos foram substituídos por
conjuntos que evidenciam uma forte mudança na tecnologia e nos hábitos. Ao
mesmo tempo que aparecem a cerâmica chamada itararé (no Paraná) ou taquara (no
Rio Grande do Sul) e o consumo de vegetais cultivados, encontram-se novas
estruturas de habitações.
André
Prous. O Brasil antes dos brasileiros. A pré-história do nosso país. Rio de
Janeiro: Zahar, 2007. .
O texto associa o desenvolvimento da agricultura com o da cerâmica entre os habitantes do atual território do Brasil, há 2000 anos. Isso se deve ao fato de que a agricultura:
b) possibilitou que os povos que a praticavam se tornassem sedentários e pudessem armazenar alimentos, criando a necessidade de fabricação de recipientes para guardá-los.
c) proliferou, sobretudo, entre os povos dos sambaquis, que conciliaram a produção de objetos de cerâmica com a utilização de conchas e ossos na elaboração de armas e ferramentas.
d) difundiu-se, originalmente, na ilha de Fernando de Noronha, região de caça e coleta restritas, o que forçava as populações locais a desenvolver o cultivo de alimentos.
e) era praticada, prioritariamente, por grupos que viviam nas áreas litorâneas e que estavam, portanto, mais sujeitos a influências culturais de povos residentes fora da América.
QUESTÃO 09: Entre os nômades, o trabalho não
tem o mesmo valor que nas sociedades agrárias. Os índios Ianomâmi, da
Amazônia, desenvolvem suas atividades, em média, três horas por dia e não
valorizam o trabalho nem o progresso tecnológico. Os Guaiaqui, caçadores
nômades da floresta paraguaia, passam, pelo menos, metade do dia em completa
ociosidade.
Quanto ao desenvolvimento social, do pensar e do
fazer dos primeiros humanos, é correto afirmar que a:
a)
produção de novas ferramentas de pedra polida foi a transformação mais
importante ocorrida nesse período.
b)
fabricação de ferramentas e a utilização do fogo evidenciam que a sobrevivência
humana não está diretamente relacionada à adaptação cultural do homem. c) abundância de recursos animais e vegetais promoveu a sedentarização do homem.
d) capacidade de conseguir mais alimentos deu ao homem menor controle sobre o meio ambiente.
e) troca da caça e da coleta pela agricultura ocorreu de maneira súbita.
QUESTÃO 10: As pinturas rupestres são
evidências materiais do desenvolvimento intelectual dos seres humanos. Embora
tradicionalmente estudadas pela Arqueologia, elas ajudaram a redefinir a
concepção de que a História se inicia com a escrita, pois:
b) expressam uma concepção de tempo marcada pela cronologia.
c) indicam o predomínio da técnica sobre as forças da natureza.
d) atestam as relações entre registros gráficos e mitos de origem.
e) registram a supremacia do indivíduo sobre os membros de seu grupo.
QUESTÃO 11: Tradicionalmente, podemos definir
a pré-história como o período anterior ao aparecimento da escrita. Portanto,
esse período é anterior há 4000 a.C, pois foi por volta desta época que os
sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme.
Com base nesse entendimento, qual a alternativa que
apresenta características das atividades do homem na fase paleolítica?
c) Semeando a terra, criando gado, produzindo o próprio alimento, os homens não tinham mais por que mudar constantemente de lugar e tornaram-se sedentários.
d) Os homens conheciam uma economia comercial e já praticavam os juros.
e) Os homens ainda não produziam seus alimentos, não plantavam e nem criavam animais. Em verdade, eles coletavam frutos, grãos e raízes, pescavam e caçavam animais.
QUESTÃO 12: A denominação "Revolução
Neolítica", cunhada nos anos 60 pelo arqueólogo Gordon Childe, refere-se a
uma série de intensas transformações.
Entre essas mudanças, é correto citar
a)
a criação do poder político centralizado associado ao domínio do poder
religioso.
b)
o desenvolvimento de conglomerados urbanos baseados no trabalho escravo. c) a instituição privada das terras, com o cultivo de cereais e a criação de animais.
d) o surgimento da divisão natural do trabalho, com a atribuição de papel produtivo relevante à mulher.
e) a transição da economia de subsistência para uma economia industrial.
QUESTÃO 13: Pré-História do Brasil compreende
a existência de uma crescente variedade linguística, cultural e étnica, que
acompanhou o crescimento demográfico das primeiras levas constituídas por
poucas pessoas (...) que chegaram à região até alcançar muitos milhões de
habitantes na época da chegada da frota de Cabral. (...) não houve apenas um
processo histórico, mas numerosos, distintos entre si, com múltiplas
continuidades e descontinuidades, tantas quanto as etnias que se formaram
constituindo ao longo dos últimos 30, 40, 50, 60 ou 70 mil longos anos de
ocupação humana das Américas.
(Pedro Paulo Funari e Francisco Silva Noeli.
"Pré-História do Brasil", 2002.)
a) as populações indígenas brasileiras são de origem
histórica diversa e, da perspectiva linguística, étnica e cultural, se constituíram
como sociedades distintas.
b)
uma única leva imigratória humana chegou à América há 70 mil anos e dela
descendem as populações indígenas brasileiras atuais. c) a concepção dos autores em relação à Pré-História do Brasil sustenta-se na ideia da construção de uma experiência evolutiva e linear.
d) os autores descrevem o processo histórico das populações indígenas brasileiras como uma trajetória fundada na ideia de crescente progresso cultural.
e) na época de Cabral, as populações indígenas brasileiras eram numerosas e estavam em um estágio evolutivo igual ao da Pré-História europeia.
QUESTÃO 14: Texto 1: "Em todo o mundo, a leste e a oeste, as populações
começaram a trocar a dependência às hordas de grandes animais "muitas das
quais em rápido declínio" pela exploração de animais menores e de plantas.
[...] Onde as condições fossem particularmente adequadas [...], as peças do
quebra-cabeça da domesticação se acomodaram e os coletores transformaram-se em
agricultores."
CROSBY,
Alfred W. "Imperialismo ecológico". São Paulo: Companhia das Letras,
1993.
Texto 2: "Os
historiadores acostumaram-se a separar a coleta e a agricultura como se fossem
duas etapas da evolução humana bastante diferentes e a supor que a passagem de
uma à outra tivesse sido uma mudança repentina e revolucionária. Hoje, contudo,
admite-se que essa transição aconteceu de maneira gradual e combinada. Da etapa
em que o homem era inteiramente um caçador-coletor passou-se para outra em que
começava a executar atividades de cultivo de plantas silvestres [...] e de
manipulação dos animais [...]. Mas tudo isso era feito como uma atividade
complementar da coleta e da caça."
VICENTINO,
Cláudio. História para o ensino médio: história geral e do Brasil. São Paulo:
Scipione, 2005.
Os textos analisam:
a)
o final do Período Neolítico e se posicionam de forma convergente quanto ao
papel revolucionário desempenhado pela agricultura e pela domesticação dos
animais.
b) o início do Período Neolítico e divergem entre si
a respeito da existência da Revolução Neolítica, pois enquanto um indica uma
transformação radical, o outro destaca a simultaneidade da caça, coleta e
agricultura. c) o início do Paleolítico Inferior e são contraditórios entre si, no que se relaciona aos efeitos da agricultura, dentre eles a sedentarização humana.
d) o final do Paleolítico Superior, no momento em que ocorreu a Revolução Agrícola, ambos afirmando que a caça e a coleta foram suprimidas pela agricultura.
e) a Transição Mesolítica, e concordam que, com o cultivo das plantas e a criação de animais, ocorreu a suspensão das atividades de caça e coleta, provocando a Revolução Neolítica.
QUESTÃO 15: Pode-se afirmar que a Sociologia
contemporânea herdou as contribuições de autores considerados clássicos do
pensamento sociológico a partir dos quais desenvolveram-se correntes teóricas
distintas. Foram eles:
a) Émile Durkheim, Theodor Adorno e Max Weber.
b) Karl Marx, Max Weber e Karl Manheim.c) Max Weber, Karl Marx e Émile Durkheim.
d) Émile Durkheim, Max Weber e Herbert Spencer.
e) Karl Marx, Émile Durkheim e Talcott Parsons.
QUESTÃO 16: Considerando-se as grandes mudanças
que ocorreram na história da humanidade, aquelas que aconteceram no século
XVIII — e que se estenderam no século XIX — só foram superadas pelas grandes transformações
do final do século XX. As mudanças provocadas pela revolução
científico-tecnológica, que denominamos Revolução Industrial, marcaram
profundamente a organização social, alterando-a por completo, criando novas
formas de organização e causando modificações culturais duradouras, que
perduram até os dias atuais.
DIAS, Reinaldo. Introdução à sociologia. São Paulo: Persons
Prentice Hall, 2004.
Sobre o surgimento da Sociologia e as mudanças ocorridas na
modernidade, é correto afirmar:
b) O aparecimento das fábricas e o seu desenvolvimento levou ao crescimento das cidades rurais.
c) O aumento do trabalho humano nas fábricas ocasionou a diminuição da divisão do trabalho.
d) A agricultura familiar desse período foi o objeto de estudo que fez surgir as ciências sociais.
e) A antiga forma de ver o mundo não podia mais solucionar os novos problemas sociais.
QUESTÃO 17: Podemos conceituar a Sociologia como
a ciência que estuda as relações sociais e as formas de associação,
considerando as interações que ocorrem na vida em sociedade. No entanto, só
passou a ser conside¬rada ciência quando um determinado autor passou a formular
os primeiros conceitos e demonstrou que os fatos sociais têm características
próprias.
Qual foi esse autor?
a) Karl Marx.
b) Max Weber. c) Émile Durkheim.
d) Augusto Comte.
e) Jean Jacques Rousseau
QUESTÃO 18: “À medida que se foi estendendo a
influência da concepção de vida puritana – e isto, naturalmente, é muito mais
importante do que o simples fomento da acumulação de capital – ela favoreceu o
desenvolvimento de uma vida econômica racional e burguesa. Era a sua mais
importante, e, antes de mais nada, a sua única orientação consistente, nisto
tendo sido o berço do moderno “homem econômico”.
(Marx Weber, A Ética protestante e o espírito do
capitalismo. 1967:125)
De acordo com o texto, Max Weber está apontando para o
“desenvolvimento de uma vida econômica racional e burguesa” e o desenvolvimento
do capitalismo a partir da influência da:
a) economia e sociedade.
b) ética protestante.
c) liderança carismática.
d) ética liberal.
e) teoria da ação social.
QUESTÃO 19: Os discursos ou as teorias científicas são desenvolvidos através de um conjunto de técnicas e de experimentos no intuito de compreender ou resolver um problema anteriormente apresentado. As Ciências Sociais, por exemplo, possuem entre as suas diferentes missões o objetivo de investigar os problemas sociais que vivenciamos durante o nosso cotidiano.
Levando isso em consideração, qual das respostas abaixo é a
correta?
a) O senso comum corresponde à popularização e à
massificação das descobertas científicas após uma ampla divulgação.
b) O senso comum corresponde aos conhecimentos produzidos
individualmente e que ainda não passaram por uma validação científica. c) O senso comum pode ser considerado um sinônimo da ignorância da população e uma justificativa para o atraso econômico.
d) O senso comum corresponde a um conhecimento não científico utilizado como solução para os problemas cotidianos, geralmente ele é pouco elaborado e sem um conhecimento profundo.
e) O senso comum e o conhecimento científico correspondem a duas formas de entendimento excludentes e possuidoras de fronteiras intransponíveis.
QUESTÃO 20: A elaboração e a realização do
projeto de pesquisa em Ciências Sociais, particularmente na Sociologia:
a) é o mais barato e mais prático meio de se conhecer a
realidade social.
b) é o meio mais eficaz e científico de se conhecer a
realidade social.c) é o meio mais adequado para se reconhecer o outro.
d) é o melhor meio para se conhecer e controlar grupos sociais antagônicos.
e) é o melhor e mais caro processo de constituição de mecanismos sociais de segregação social.
QUESTÃO 21: Avalie
as afirmativas a seguir acerca dos meios de comunicação.
I – A televisão é o
segundo meio de comunicação de massa mais difundido no Brasil, perdendo apenas
para a mídia escrita.
II – A pobreza é um
dos limitadores do acesso aos meios de comunicação.III – Segundo estudiosos dos meios de comunicação, as propagandas e demais programas culturais transmitidos são desconsiderados como objetos de consumo, mas apenas meios para se fomentar o consumo de bens de mercado.
c) apenas II e III estiverem corretas.
d) apenas I e III estiverem corretas.
e) apenas I e II estiverem corretas.
QUESTÃO 22: O misterioso da forma da mercadoria reside no fato de que ela reflete aos homens as características sociais do seu próprio trabalho, como características objetivas dos próprios produtos do trabalho e, ao mesmo tempo, também da relação social dos produtores com o trabalho total como uma relação social existente fora deles, entre objetos.
MARX, Karl. O Capital. São
Paulo: Nova Cultural, 1988.
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o
tema, é correto afirmar que, para Marx:
a) As mercadorias, por serem objetos, são
destituídas de qualquer vinculação com os seus produtores.
b) As mercadorias materializam a harmonia
presente na realização do trabalho alienado.c) Os trabalhadores, independentemente da maneira como produzem a mercadoria, são alijados do processo de produção.
d) As mercadorias constituem-se em um elemento pacificador das relações entre patrões e trabalhadores.
e) A mercadoria, no contexto do modo capitalista de produção, possui caráter fetichista, refletindo os aspectos sociais do trabalho.
QUESTÃO 23: Um dos conceitos mais
importantes da obra de Karl Marx é o de ideologia.
Em relação a ele, é correto afirmar que:
a) a ideologia seria a representação fiel da realidade, por estar intimamente vinculada às condições sociais de produção;
b) a divisão entre o trabalho manual e intelectual levou ao fim da ideologia;
c) a ideologia, quando promovida pelos intelectuais, seria algo abstrato, pois se partia das ideias e não da prática, da vida real;
d) a ideologia era um elemento que possibilitaria o fim da luta de classes e o surgimento do socialismo;
e) o processo histórico seria determinado pela ideologia, que teria por base a formação econômica, política e social das sociedades humanas.
QUESTÃO 24: Quanto ao conceito de
indústria cultural, é correto afirmar que:
I – A indústria cultural produz bens
culturais como mercadorias.
II – O objetivo da indústria cultural é
estimular a capacidade crítica dos indivíduos.III – A indústria cultural cria a ilusão de felicidade no presente e elimina a dimensão crítica.
IV – A indústria cultural ocupa o espaço de lazer do trabalhador sem lhe dar tempo para pensar sobre as condições de exploração em que vive.
Assinale a alternativa correta:
a) II, III e IV estão corretas.
b) I, II e III estão corretas.c) I, III e IV estão corretas.
d) I, II e IV estão corretas.
e) II e III estão corretas.
QUESTÃO 25: Considere a citação abaixo e, a seguir,
marque a alternativa correta acerca da concepção materialista da história
formulada por Karl Marx.
"... na produção social de sua existência, os
homens estabelecem relações determinadas, necessárias, independentes da sua
vontade, relações de produção que correspondem a um determinado grau de
desenvolvimento das forças produtivas materiais. O conjunto dessas relações de
produção constitui a estrutura econômica da sociedade, a base concreta sobre a
qual se eleva uma superestrutura jurídica e política e à qual correspondem
determinadas formas de consciência social. O modo de produção da vida material
condiciona o desenvolvimento da vida social, política e intelectual em geral.
Não é a consciência dos homens que determina o seu ser; é o seu ser social que,
inversamente, determina a sua consciência."
c) Marx nega todo e qualquer papel ativo na história à consciência, sendo esta, antes, um mero reflexo da esfera da produção material.
d) Marx sustenta que o ser social que pensa, que atua politicamente e que representa o seu espaço reproduz simplesmente as condições históricas vigentes, independente de sua classe social.
GABARITO
DO TD DE SOCIOLOGIA 3º ANO
1
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25
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